Tribunal de Justiça
TJMG promove mutirão de conciliação para servidores do Executivo estadual


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Estado de Minas Gerais, formalizou, nessa quinta-feira (14/12), o mutirão de conciliação para o pagamento de férias-prêmio e adicional noturno de servidores efetivos do Executivo estadual. As ações judiciais referentes às temáticas serão submetidas ao Núcleo de Justiça 4.0 – Fazenda Pública da 1ª Instância, unidade regulamentada pela Portaria Conjunta nº 1406/2022, que preza pela celeridade, cooperação eficiente e qualidade no uso da tecnologia.
A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado pelo TJMG e pela Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG). Assinaram o documento o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta; e o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro. A parceria tem o intuito de fortalecer a cultura da conciliação e o uso dos métodos autocompositivos na solução de conflitos.
O trabalho de análise e processamento dos pedidos de pagamento de férias-prêmio e adicional noturno de servidores do Executivo estadual está a cargo do Núcleo de Justiça 4.0 – Fazenda Pública. O objetivo é facilitar a comunicação com o Estado e agilizar a oferta de proposta da AGE para acordo com os credores. A partir dessas composições, ocorrerá a imediata expedição da chamada Requisição de Pequeno Valor (RPV), a fim de que o Estado viabilize o pagamento.
O presidente José Arthur Filho acredita que a iniciativa é mais um passo importante para a eliminação de um expressivo volume de processos por meio do protagonismo das próprias partes envolvidas.
“Acreditamos que o diálogo e a construção de um acordo pelas partes envolvidas no processo são as melhores alternativas para apaziguar angústias e encerrar de maneira rápida, econômica e eficiente os conflitos. Este mutirão demonstra uma harmonia muito grande entre o Executivo e o Judiciário”, disse.

“A construção dialogada da solução dos conflitos tem sido a tônica da atual gestão, firme no propósito da pacificação dos litígios”, ressaltou a desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta.
O advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, enfatizou que a parceria interinstitucional permite resultados mais eficientes e céleres em prol da população mineira.
“O diálogo interinstitucional entre o TJMG e a AGE tem permitido encontrar caminhos de maior celeridade e resolutividade de processos judiciais, prestigiando-se a cultura da conciliação e atuação propositiva suportado por fluxos administrativos e financeiros estabelecidos de maneira criteriosa pelas secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Fazenda”, afirmou.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas