Sábado, 12 de Abril de 2025

Tribunal de Justiça

TJMG promove oficina para Capacitação em Heteroidentificação Racial

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef/TJMG), promoveu nesta quinta-feira (17/11) a abertura da Oficina para Capacitação em Heteroidentificação Racial, com base no conjunto das características fenotípicas (aparência física). O evento foi realizado em Belo Horizonte. 

A ação educacional, que é destinada às comissões que irão julgar recursos de heteroidentificação dos concursos da magistratura e servidores, segue até esta sexta (18/11) e contou com abertura da diretora executiva da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Ana Paula Andrade Prosdocimi, que representou o 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Luís Dresch.

Ao fim da oficina, espera-se que os participantes possam julgar os recursos contra a decisão das comissão de heteroidentificação, utilizando como critério o conjunto de características fenotípicas, que legitimam os candidatos negros a participarem do concurso por meio das cotas raciais.

Not-oficina-capacitacao.jpg
Ação educacional foi iniciada nesta quinta (17/11) e segue até esta sexta-feira (18/11) (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Durante os dois dias, a atividade será ministrada pelo coordenador da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da instituição, professor Rodrigo Ednilson de Jesus.

Leia Também:  Nota de pesar

“Iremos discutir como a heteroidentificação é uma parte daquilo que chamamos de política de ações afirmativas. E, para isso, vamos fazer uma discussão histórica sobre as políticas de ações negativas que foram dirigidas à população negra ao longo dos últimos séculos”, avaliou o professor, que, durante a oficina, também irá identificar ações feitas no âmbito do judiciário. 

“A ação afirmativa deve ser entendida como política de reversão dos efeitos negativos a essa população. É uma política que também visa combater os efeitos do racismo. E esse racismo, portanto, se efetiva na população negra identificada pelo seu conjunto de características fenotípicas”, disse, concluindo que a heteroidentificação é uma leitura social das características físicas das pessoas. 

Participantes

Entre os participantes do curso estão os desembargadores Franklin Higino Caldeira Filho, Jaubert Carneiro Jaques e Rogério Medeiros Garcia de Lima; e a desembargadora Sandra Alves de Santana e Fonseca; além de colaboradores do TJMG; e representantes da Procuradoria de Justiça; do Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais.

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho recebe placa em homenagem à implantação da LGPD no TJMG

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Grupo da 3ª idade participa do programa "Conhecendo o Judiciário"

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA