Tribunal de Justiça
TJMG publica aviso com instruções para o Exame Nacional da Magistratura

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) publicou, nesta semana, um aviso aos candidatos do Exame Nacional da Magistratura (Enam), regido pelo Edital 1/2024, com domicílio em Minas Gerais. A publicação foi feita no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) e trata da validação da identificação dos candidatos que se autodeclaram negros. Segundo o edital do Enam, os candidatos autodeclarados negros devem solicitar a validação de sua condição à Comissão de Heteroidentificação do Tribunal de seu respectivo estado de domicílio. O aviso traz informações detalhadas de como esse procedimento deverá ser feito no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Inicialmente, a pessoa autodeclarada negra, residente em Minas Gerais, deverá solicitar a validação de sua condição por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), onde deverá se cadastrar como usuária externa. Após o cadastro, o candidato receberá um e-mail com instruções dos passos a serem seguidos. A ativação do cadastro não é imediata. Assim, o candidato precisará aguardar o retorno da liberação do acesso, por e-mail enviado pela equipe de suporte do SEI.
Quando acessar o sistema, o candidato deverá iniciar um novo processo, do tipo “Heteroidentificação”, no qual fará um peticionamento eletrônico. Os trâmites no SEI duram cerca de 45 minutos. Por isso, o candidato deve iniciar o peticionamento apenas depois que já estiver com os documentos necessários digitalizados, todos em formato PDF. O processo será instruído com diversos documentos, todos especificados no Aviso publicado pela Ejef.
O candidato poderá ser convocado para comparecer a uma averiguação presencial ou telepresencial, em data, horário e com orientações especificadas por meio de publicação no Caderno Administrativo do DJe. O candidato poderá acompanhar a tramitação do processo SEI, onde constará o parecer da Comissão de Heteroidentificação do TJMG, no próprio sistema, por meio do seu cadastro como usuário externo. Da decisão que não confirmar a autodeclaração, caberá recurso, nos termos do Edital 1/2024 do Enam.
Os candidatos que tiverem dúvidas em relação ao peticionamento, ao cadastramento de usuários externos e aos demais procedimentos do SEI podem entrar em contato pelo e-mail suportesei@tjmg.jus.br ou pelos telefones (31) 3254-1402/1403/1404/1405/1406. Demais dúvidas sobre o procedimento de heteroidentificação podem ser tiradas pelo telefone (31) 3247-8740.
Consulte aqui o passo a passo contido no aviso
Processo seletivo unificado
O Enam é o processo seletivo nacional e unificado que confere habilitação aos candidatos interessados em se inscrever em concursos para ingresso na magistratura promovidos por tribunais de todo o país. O exame nacional foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio de ato normativo de novembro de 2023.
A aprovação no Enam é obrigatória e pré-requisito para as pessoas que pretendem se inscrever em concursos para a magistratura. A inscrição só será possível para aqueles que apresentarem o comprovante de aprovação no Enam.
A realização da primeira edição do exame foi anunciada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no Diário Oficial da União, no fim de janeiro deste ano.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar