Sábado, 12 de Abril de 2025

Tribunal de Justiça

TJMG realiza 20ª edição da Oficina Gerencial e Jurídica em Teófilo Otoni

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realizou a 20ª etapa da Oficina Jurídica e Gerencial, acompanhada de visitas a escolas dentro do programa Conhecendo o Judiciário. O evento ocorreu na Comarca de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, nesta quinta-feira e nesta sexta-feira (21/3 e 22/3), e foi conduzido pelo 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch.

Not-oficinaJuridica2.jpg
Todas as atividades da 20ª edição da Oficina Gerencial e Jurídica em Teófilo Otoni foram realizadas no auditório da faculdade Alfa Unipac (Crédito: Divulgação/TJMG)

Além de Teófilo Otoni, a comarca inclui as cidades de Águas Formosas, Almenara, Araçuaí, Capelinha, Carlos Chagas, Itambacuri, Jacinto, Jequitinhonha, Malacacheta, Medina, Nanuque, Novo Cruzeiro, Pedra Azul e Santa Maria do Suaçuí. O encontro promoveu troca de experiências e apresentou propostas para a área de gestão de pessoas e de processos de trabalho, sugestões para a realização de cursos pela Ejef que atendam às demandas da região e o estímulo à continuidade das visitas às escolas, dentro do programa Conhecendo o Judiciário.

A programação contou com uma reunião com gestores, assessores, assistentes sociais, psicólogos e servidores da administração dos foros das comarcas pertencentes ao Núcleo Regional de Teófilo Otoni. Depois, foi realizado um encontro com os magistrados da região.

Participaram da abertura do evento o desembargador Renato Dresch; a superintendente adjunta da Ejef, desembargadora Lilian Maciel; os desembargadores Osvaldo Oliveira Araújo Firmo e Wanderley Paiva; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo; o diretor do Fórum da Comarca de Teófilo Otoni, juiz Renzzo Giaccomo Ronchi; a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, titular da Vara Especializada em Crimes Contra Criança e Adolescente de Belo Horizonte; o juiz Robert Lopes de Almeida, da 5ª Vara Cível da Comarca de Betim; o juiz Emerson Chaves Motta, da 2ª Vara Criminal Especial de Teófilo Otoni; o juiz Edson Alfredo Sossai Regonini, do Juizado Especial de Nanuque; a coordenadora do Núcleo Regional da Ejef na comarca, juíza Aline Gomes dos Santos Silva, responsável pela Vara da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Cíveis de Teófilo Otoni; a diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva; e o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged), Fernando Rosa.

Segundo dia

Nesta sexta-feira (22/3), foram realizadas as oficinas Gerencial, Jurídica e Humanossocial. Participaram da mesa de honra o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; do juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo; do diretor do Fórum da Comarca de Teófilo Otoni, juiz Renzzo Giaccomo Ronchi; a coordenadora do Núcleo Regional da Ejef na comarca, juíza Aline Gomes dos Santos Silva, responsável pela Vara da Infância e da Juventude e de Cartas Precatórias Cíveis de Teófilo Otoni; o juiz Robert Lopes de Almeida, da 5ª Vara Cível da Comarca de Betim; a diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep), Ana Paula Prosdocimi; o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged), Fernando Rosa; e a diretora geral da Faculdade Alfa Unipac, Rosália Vilela Campos.

Leia Também:  TJMG participa de Encontro Nacional de Tribunais de Justiça em Porto Alegre
Not-oficinaJuridica1.jpg
A Oficina Gerencial e Jurídica chegou à 20ª edição e foi realizada em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri (Crédito: Divulgação/TJMG)

O desembargador Renato Dresch salientou a importância da 20ª visita e a classificou como mais uma ação de sucesso da Ejef no interior de Minas Gerais. “A ideia realmente é a de horizontalização e interiorização da Escola Judicial, de modo que todos se vejam como integrantes ativos do Poder Judiciário. Não somos apenas uma peça. Todos nós juntos somos o Poder Judiciário e dentro de uma horizontalidade em que cada um tem sua função e sua atribuição”, disse o 2º vice-presidente. O TJMG possui 24 núcleos regionais. As últimas quatro visitas serão às comarcas de Manhuaçu, Patos de Minas, Varginha e Diamantina.

Para a superintendente adjunta da Ejef, desembargadora Lilian Maciel, o projeto deve ser celebrado. “É uma satisfação perceber que estamos conseguindo consolidar um projeto de interiorizar a escola, e vemos que somos sempre super bem recebidos. Os colegas e servidores ficam extremamente agradecidos com nossa presença, então considero que essa aproximação é uma grande marca da gestão do desembargador Dresch.”

Como diretor do foro, o juiz Renzzo Giaccomo Ronchi ressaltou que a visita foi muito importante para a comarca. “É extremamente importante a presença da Escola Judicial aqui, como o desembargador Dresch tem feito, levando a Ejef às regiões para qualificar o corpo do Poder Judiciário. Todos nós, que somos membros do Poder Judiciário, juiz e servidores, precisamos trabalhar, mas também precisamos tirar um tempo para nos qualificar, estudar e debater. E essa é uma marca da gestão presidida pelo desembargador Dresch. Eu, como diretor do foro, fico muito feliz de recebê-lo e der a oportunidade de toda a equipe da Ejef trazer para nós o conhecimento necessário para o desenvolvimento do nosso trabalho.”

Leia Também:  Parque Estadual Serra Verde realiza queima prescrita para prevenção a incêndios florestais
Not-oficinaJuridica.jpg
Magistrados e servidores da região compareceram aos dois dias do encontro (Crédito: Divulgação/TJMG)

Oficinas e troca de experiências

O juiz Robert Lopes de Almeida ministrou a palestra “Exposição dialogada, gestão de processos e gestão de pessoas”, com mediação do juiz Carlos Márcio de Souza Macedo. Em seguida, foi realizada oficina e grupo de discussão. “A palestra abordou alguns temas que são muito importantes, muito caros para a magistratura e para todo o Tribunal de Justiça, como a questão de conseguir produzir mais trabalhando menos, evitar o adoecimento profissional e o institucional e meios, formas e métodos para se comunicar melhor, transformando o nosso grupo em uma equipe”.

A palestra jurídica foi realizada pelo juiz Renzzo Giaccomo Ronchi, com o tema “A judicialização da saúde e os dilemas do Estado de bem-estar social”. Nesta etapa, foi realizado um estudo de caso com exposição dialogada, debate e esclarecimentos de dúvidas.

“Debatemos sobre o direito à saúde, teoria dos precedentes, as dificuldades interpretativas que os magistrados têm na hora de aplicar as normas e resolver os casos de forma adequada. E tivemos oportunidade de fazer isso por meio de uma metodologia ativa, onde todos puderam debater e levantar possibilidades de ações para avançar no tema”, afirmou.

Not-oficinaJuridica4.jpg
Uma das atividades da ação foi a etapa jurídica, com a palestra “A judicialização da saúde e os dilemas do Estado de bem-estar social”, proferida pelo juiz Renzzo Giaccomo Ronchi (Crédito: Divulgação/TJMG)

A terceira oficina foi a humanossocial, conduzida pelos servidores Gilberto Rodrigues, da Comarca de João Monlevade, e Maria Angelina da Silva Leão, analista judiciária Assistente Social da Comarca de Contagem. Foram feitas atividades de reflexão individual.

O juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo, destacou todo o trabalho que vem sendo desenvolvido na atual gestão. “Para nós, é uma felicidade muito grande alcançar a 20ª edição das visitas aos núcleos e ver o número enorme de servidores e colaboradores que já conseguimos levar às nossas ações educacionais. E Teófilo Otoni brindou ainda mais a nossa trajetória, a nossa travessia nesses dois anos de administração da Escola Judicial”, disse.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Um natal de dor para os mineiros de Téofilo Otoni

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA