Tribunal de Justiça

TJMG realiza em Patos de Minas mais uma edição da Oficina Gerencial e Jurídica

Publicados

em

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realizou, na quinta-feira (4/4) e nesta sexta-feira (5/4), a 21ª edição da Oficina Jurídica e Gerencial, no Fórum Olympio Borges, na Comarca de Patos de Minas. Também foram feitas visitas a escolas, como parte do Programa Conhecendo o Judiciário. O evento foi conduzido pelo 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch.

Not---Oficina-Juridica-e-Gerencial-em-Patos-de-Minas._1.jpg
O 2º vice-presidente e diretor superintendente da Ejef, Renato Dresch, conduziu a 21ª Oficina Jurídica e Gerencial, em Patos de Minas (Crédito: Divulgação/TJMG)

A 21ª Oficina Jurídica e Gerencial promoveu troca de experiências e apresentou propostas para a área de gestão de pessoas e de processos de trabalho, além de sugestões para a realização de cursos pela Ejef que atendam às demandas da região e o estímulo à continuidade das visitas às escolas.

A programação no primeiro dia contou com uma reunião com gestoras, gestores, assessoras, assessores, assistentes sociais, psicólogas, psicólogos, servidoras e servidores dos foros das comarcas pertencentes ao Núcleo Regional da Ejef de Patos de Minas. Em seguida, foi realizado um encontro com magistradas e magistrados.

Nesta sexta-feira (5/4), foram realizadas as oficinas gerencial, jurídica e humanossocial. Participaram da mesa de honra o 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo; o coordenador do Núcleo Regional da Ejef de Patos de Minas, juiz Vinícius de Ávila Leite; o juiz Robert Lopes de Almeida, da 5ª Vara Cível da Comarca de Betim; a gerente administrativa de formação da diretoria executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Lorena Assunção Belleza Colares, representando a diretora a Dirdep, Ana Paula Prosdocimi; e o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) do TJMG, Fernando Rosa.

Not---Des-Renato-Dresh-e-JD-Vinicius-de-Avila-Oficina-Juridica-e-Gerencial-em-Patos-de-Minas._5.jpg
Desembargador Renato Dresch (esq.) ao lado do coordenador do Núcleo Regional da Ejef de Patos de Minas, juiz Vinícius de Ávila Leite (Crédito: Silvana Monteiro/TJMG)

Novos Núcleos Regionais

O 2º vice-presidente e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch, ressaltou a criação de três novos Núcleos Regionais da Escola Judicial: Betim, São Lourenço e Formiga, que se somam a outros 24.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 14 de outubro

“Criamos para ter uma aproximação maior, a chamada interiorização e horizontalização das ações educacionais. Os núcleos devem realizar ações próprias, de interesse local e regional, para que possamos realmente ter um Poder Judiciário mais inclusivo, com participação de todos”, afirmou.

Segundo ele, a cada evento, são coletadas informações que contribuem para que a Direção do TJMG possa conhecer melhor a realidade de cada parte do Estado. “Trazemos alento e motivação, mas também levamos informação e perspectivas às crianças e jovens nas visitas do Programa Conhecendo o Judiciário”, disse.

O coordenador do Núcleo Regional da Ejef de Patos de Minas, juiz Vinícius de Ávila Leite, agradeceu a realização da Oficina Jurídica e Gerencial na Comarca: “É com alegria que recebemos essa visita e tivemos uma adesão muito significativa, com muito interesse de nossas servidoras e servidores no processo exitoso de integração e interiorização do trabalho da Escola Judicial.”

Atividades

A oficina gerencial contou com palestra do juiz Robert Lopes de Almeida, com o tema “Exposição dialogada, gestão de processos e gestão de pessoas”, que teve a mediação do juiz Carlos Márcio de Souza Macedo. Foram abordados pontos como produtividade e saúde do trabalhador.

A etapa jurídica contou com palestra do juiz auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), Rodrigo Martins Faria, com o tema “Inteligência Artificial e Poder Judiciário”.

Not---Oficina-Juridica-e-Gerencial-em-Patos-de-Minas8.jpg
O juiz auxiliar da Presidência do TJMG e coordenador da UAILab, Rodrigo Martins Faria, palestrou sobre o uso de Inteligência Artificial no Poder Judiciário (Crédito: Silvana Monteiro/TJMG)

Segundo o juiz Rodrigo Martins Faria, a palestra foi uma demanda de magistradas e magistrados da região, interessados no assunto. “É uma tecnologia que está bastante na moda e desperta o interesse das pessoas sobre a relação com o Direito e o Poder Judiciário. Falei um pouco sobre o conceito de IA (Inteligência Artificial), os riscos que ela apresenta e a necessidade de regulamentação. Também sobre como podemos usar a IA em nosso favor, principalmente no Poder Judiciário”, afirmou.

Leia Também:  Comenda Lyda Monteiro é entregue em solenidade na sede da OAB

A terceira oficina, humanossocial, foi ministrada pelo servidor Gilberto Rodrigues, da Comarca de João Monlevade, e pela servidora Marília Miranda de Almeida, da Coordenação de Desenvolvimento Humanossocial (Codhus) do TJMG.

Conhecendo o Judiciário

Durante os dois dias de evento, foram realizadas visitas a escolas e a uma universidade dentro do Programa Conhecendo o Judiciário. Magistradas, magistrados, servidoras e servidores estiveram com estudantes de Direito do Centro Universitário de Patos de Minas, e nas escolas estaduais Marcolino de Barros, Professora Paulina de Melo Porto e Doutor Paulo Borges.

Not---Oficina-Juridica-e-Gerencial-em-Patos-de-Minas._4.jpg
Desembargadora Lilian Maciel foi uma das palestrantes nas visitas do Programa Conhecendo o Judiciário em escolas de Patos de Minas (Crédito: Silvana Monteiro/TJMG)

As visitas e palestras foram realizadas pelo 2º vice-presidente do TJMG e diretor superintendente da Ejef, desembargador Renato Dresch; pela superintendente adjunta da Ejef, desembargadora Lílian Maciel; pelos desembargadores do TJMG André Amorim Siqueira e Osvaldo Firmo; pelo juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo; pelo juiz Robert Lopes de Almeida, da 5ª Vara Cível da Comarca de Betim; pelo diretor do foro de Patos de Minas, juiz Rodrigo Assumpção; pelo coordenador do Núcleo Regional da Ejef em Patos de Minas, juiz Vinícius de Ávila Leite; pelos juízes da Comarca de Patos de Minas, José Humberto da Silveira, Manoel Carlos de Gouveia Soares Neto e Bruno Henrique de Oliveira; pelo diretor executivo da Dirged, Fernando Rosa; pela gerente administrativa de formação da Dirdep do TJMG, Lorena Assunção Belleza Colares; além de servidoras e servidores da Comarca.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Empresa de consultoria apresenta diagnóstico sobre a área de TI do TJMG

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA