Tribunal de Justiça

TJMG realiza Missa de Louvor e Graça para celebrar Dia Internacional da Mulher

Publicados

em

Not---Missa-em-Graca-e-Louvor-especial-Dia-da-Mulheres4.jpg
Durante a Missa de Graça e Louvor de março, mulheres foram homenageadas (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

A tradicional Missa de Graça e Louvor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que ocorre mensalmente, foi realizada nesta quarta-feira (8/3) celebrando o Dia Internacional das Mulheres.

A Primeira Leitura da missa, feita pelo desembargador Edison Feital Leite, integrante da 1ª Câmara Criminal, foi extraída do livro do profeta Jeremias, no capítulo 18. O texto aborda a perseguição a Jeremias.

O Salmo Responsorial, cantado na missa por Saray Lacerda, descreve a angústia do salmista, que se sente apavorado com aqueles que conspiram contra a sua vida. O autor do Salmo clama pela compaixão de Deus e pede para ser salvo dos seus inimigos e opressores.

O padre Sérgio Ladeira, da Paróquia Santa Rita de Cássia, fez a leitura do Evangelho, extraído do Capítulo 20, do livro de Mateus. No texto, Jesus fala aos discípulos sobre a lógica do Reino de Deus, onde quem deseja se tornar grande deve ser aquele que se dispõe a servir.

Quaresma

O padre falou sobre a Quaresma, contada a partir da Quarta-feira de Cinzas, lembrando que esse período não deve ser encarado como uma época triste, mas como um período que pode proporcionar oportunidades de reflexão. “Somos chamados a rever a nossa história, caminhada e vida à luz de Deus e daquilo que ele espera de cada um de nós”, afirmou.

Segundo ele, durante o período dos 40 dias, há três pilares que precisam ser observados: a oração, a penitência e a caridade. “A oração é a abertura do nosso coração para Deus. Por meio do diálogo com ele, fortalecemos a nossa fé e confiança; a penitência tem o sentido de nos fortalecer, sobretudo quando temos um testemunho que contradiz o que Deus espera de nós. Por meio da penitência, colocamos as coisas em seu devido lugar, devolvendo a posição mais importante a Deus”, frisou.

Leia Também:  Cohab Minas realiza audiências de conciliação em Caeté

Preces

O desembargador Raimundo Messias Júnior, presidente da 2ª Câmara Cível do TJMG, leu as preces da comunidade. Também houveram pedidos em favor da Igreja, dos clérigos, daqueles que se dedicam a cuidar dos mais necessitados e pelas mulheres, para que sejam respeitadas em sua dignidade, e por aquelas que são vítimas de violência.

Not---Missa-em-Graca-e-Louvor-especial-Dia-da-Mulheres3.jpg
Entre os assuntos abordados na missa, estavam a Quaresma e os pilares que devem ser observados nesse período (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

O padre Sérgio Ladeira e os fiéis fizeram juntos a oração da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome”. “Inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra. Livrai-nos do pecado da indiferença com a vida”, diz um dos trechos da prece.

Discurso

O discurso em homenagem às mulheres foi lido no final da missa pela desembargadora Ângela de Lourdes Rodrigues, integrante da 8ª Câmara Cível. No texto, foi lembrado que o Dia Internacional da Mulher é um marco simbólico mundial do grito por justiça e igualdade. O discurso abordou as distorções no mercado de trabalho e os casos de violência de gênero, enfatizando a necessidade de eliminar as desigualdades. Também ressaltou as conquistas das mulheres nos últimos anos, frutos da luta feminina.

Leia Também:  "Estelionatário do amor" é condenado a 10 anos de prisão

“Um dia internacional dedicado somente às mulheres do mundo todo só se mostra relevante se planos e ações concretas forem elaborados e implementados para que a condição feminina seja melhorada, mais respeitada e tenha mais qualidade. Ao que tudo indica, nossa sociedade está caminhando no rumo certo para que todos, independentemente do gênero, sejam tratados como iguais, por ser um dos direitos assegurados em nossa Constituição Federal”, disse a magistrada.

O texto também destacou o importante papel das mulheres como ponto de equilíbrio da coletividade. “A data de hoje se mostra imprescindível para não deixar que as mulheres se esqueçam de sua força e do potencial de seus valores perante a sociedade. Hoje é um dia importante para fazer com que todos parem e reflitam sobre a importância de cada uma delas na transformação do mundo.”

As missas no TJMG são celebradas desde outubro de 2020 na primeira quarta-feira de cada mês, no saguão do edifício-sede. Este mês, excepcionalmente, a missa foi realizada na segunda semana. A celebração reúne magistrados, servidores e colaboradores, e é aberta a pessoas da comunidade.

Veja mais fotos desse evento no Flickr do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Divulgadas informações para a realização de exames admissionais de nomeados em concurso da Educação 

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA