Tribunal de Justiça

TJMG realiza primeira edição do Projeto Espaço D’Elas, com ações de cidadania

Publicados

em

Not---lancamento-do-Espaco-Delas._7.jpg
Apresentações teatrais e palestras foram algumas das atrações do Projeto Espaço D’Elas (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), realizou, no domingo (10/3), na Praça da Savassi, a primeira edição do Projeto Espaço D’Elas. A superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho Duarte, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho. O evento teve como objetivo difundir ações de prevenção e erradicação da violência doméstica contra a mulher e encerrou as atividades da 26ª Semana Justiça Pela Paz em Casa.

Além de orientações jurídicas, a programação incluiu diversas atividades culturais, como apresentações de teatro, música e dança; massagens e cortes de cabelo; aulas de ioga e de autodefesa; além de estandes de artesanato e alimentos produzidos por mulheres em situação de vulnerabilidade.

Para a desembargadora Evangelina Castilho Duarte, o projeto se destaca pela rede de instituições que atuam em prol das cidadãs. “O Tribunal, cada vez mais, se aproxima da população, principalmente em relação ao combate à violência contra a mulher. O Tribunal de Justiça está aqui para a proteção delas, assim como a Defensoria Pública, o Ministério Público e as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, de Cultura e de Esporte e Lazer. Todos se engajaram nesse evento, como a OAB-MG, uma grande parceria, além de diversas ONGs e das polícias Civil e Militar. É um trabalho conjunto para que as mulheres saibam que têm proteção”, afirmou a superintendente da Comsiv.

Leia Também:  Alfenas é a primeira cidade do estado certificada com o Selo Prevenção Minas
Not---lancamento-do-Espaco-Delas._8.jpg
A superintendente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac, e a superintendente da Comsiv, desembargadora Evangelina Castilho ( Crédito : Euler Junior/TJMG )

A presidente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, disse que ações como essa são essenciais. “Importante aproximar da população em situação de violência doméstica e em outros tipos de vulnerabilidade social para combater e ajudar a diminuir um pouco as desigualdades sociais. Quero parabenizar a desembargadora Evangelina e todos os parceiros pela iniciativa. Apenas trabalhando em rede, com laços de solidariedade, é que podemos lutar contra os preconceitos.”

Atividades relevantes

Patrícia Pessoa,que foi com a família à Praça da Savassi, visitou estandes e assistiu às apresentações teatrais. Ela disse ter ficado sensibilizada. “É muito necessário falar e expor as situações. Eu vi algumas meninas chorando depois da apresentação, porque isso é a realidade de várias delas. É importante saber que, hoje, temos recursos para falar e que somos ouvidas. Estão todos de parabéns por levar às ruas esse tipo de trabalho”, afirmou.

Sonelly Pinheiro Costa disse que esses movimentos são necessários na cidade: “Que venham outros, que alcancem mais vozes femininas.”

Not---Sonelle-Pinheiro-Costa-lancamento-do-Espaco-Delas._6.jpg
Sonelly Pinheiro Costa elogiou o evento e disse ter ficado sensibilizada com as situações representadas nas atividades culturais (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Parceria

O Projeto Espaço D’Elas foi promovido pela Comsiv em parceria com o Programa “A Rua é Nossa”, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que disponibiliza vias urbanas para a prática esportiva e de atividades físicas, por meio do fechamento dos locais ao trânsito de veículos.

Leia Também:  TJMG realiza conciliação histórica e viabiliza acordo no âmbito de Recuperação Judicial

A secretária interina municipal de Esportes e Lazer de BH, Adriana Branco, ressaltou a parceria com o TJMG. “Esse é um espaço para todo mundo, mas essa edição, em especial, foi o espaço delas. Quero parabenizar o Tribunal de Justiça de Minas Gerais pela iniciativa que, tenho certeza, será a primeira de várias. A Prefeitura está à disposição e é parceira desse programa”, afirmou.

Not--Patricia-pessoa_-Marcos_-Julia-e-Lara--lancamento-do-Espaco-Delas._5.jpg
Patrícia Pessoa levou a família para a Praça da Savassi e aproveitou as palestras, apresentações e estandes de artesanato e alimentação do Espaço D’Elas (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O Projeto Espaço D’Elas encerrou as atividades da 26ª Semana Justiça Pela Paz em Casa, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais estaduais que tem o objetivo de ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento de processos relacionados à violência de gênero.

Veja neste link outras fotos do evento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Plenário já pode votar projeto que cria semana contra violência estatal

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA