Tribunal de Justiça

TJMG realiza primeiro teste do novo sistema de votação eletrônica

Publicados

em

Not---1---Teste-sistema-de-votacao.jpg
Presidente José Arthur Filho testou e aprovou o novo sistema que será usado na eleição dos cargos de Direção do TJMG (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta sexta-feira (8/3), no Auditório do Tribunal Pleno, da simulação do novo sistema de votação eletrônica, que será usado nas eleições do dia 22 de abril para escolha dos novos membros da Direção do TJMG. A nova tecnologia usa tablets. A votação, além de presencial, poderá ser feita remotamente.

Também participaram da simulação 120 servidoras e servidores, sendo 80% presencialmente e, o restante, de forma remota. No dia da eleição, serão disponibilizadas 20 cabinas contendo um tablet em cada, com o nome dos candidatos às eleições. Após votarem, desembargadoras e desembargadores terão seus nomes destacados na cor verde no telão do Auditório do Tribunal Pleno. A votação remota será feita pelo celular ou tablet, usando aplicativo compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.

O presidente José Arthur Filho classificou o novo sistema como sendo seguro e eficiente. “Achei o sistema espetacular. É seguro, rápido, objetivo e autoexplicativo”, disse.

Leia Também:  17º Encontro Nacional do Poder Judiciário é aberto em Salvador (BA)

Na segunda-feira (11/3), o TJMG fará um novo teste com as desembargadoras e os desembargadores do Tribunal Pleno. Nesse mesmo dia, será escolhida a lista tríplice de advogadas e advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB-MG) à vaga de desembargador pelo Quinto Constitucional. Apesar do teste do novo sistema, nos tablets, a formação da lista tríplice da OAB-MG ocorrerá por meio de urnas cedidas e parametrizadas pelo TRE-MG.

Not---5---Teste-sistema-de-votacao.jpg
No novo sistema de votação, tablets substituem as urnas eletrônicas do TRE/MG (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Intuitivo

Para o secretário de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle, que participou do teste nesta sexta-feira (8/3), o novo sistema é intuitivo e simples. “Haverá redução no tempo de votação, mantendo a segurança que temos com o sistema experimentado pela Casa há muito tempo. A tendência é que desembargadoras e desembargadores destinatários do projeto tenham uma excelente experiência”, afirmou.

A servidora Cláudia Garcia Elias, que atua no TJ Cultural, disse que achou fácil o novo sistema: “É um processo excelente, intuitivo e rápido. Acho que vai acelerar o processo de votação.”

Leia Também:  Presidente José Arthur Filho recebe visita do professor e jurista Eugênio Zaffaroni

De acordo com a assistente de Direção Superior, Keren Alcântara, a iniciativa do TJMG em fazer testes antes da votação oficial, no dia 22 de abril, é excelente: “É muito importante fazer esse teste para verificar como o sistema funcionará.”

Not---8---Teste-sistema-de-votacao.jpg
Um dos destaques do novo sistema é a exibição dos nomes de quem votou, em destaque, na cor verde, no painel digital do Auditório do Tribunal Pleno (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Sistema

O novo modelo de votação é uma customização do sistema de votação chamado Helios Voting, e que já é usado pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) do TJMG. O software, desenvolvido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi modificado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e cedido ao Judiciário mineiro, que o adaptou às suas necessidades. A plataforma tem várias soluções de segurança, incluindo criptografia, o que garante o sigilo do voto e não permite que se vote mais de uma vez.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Fontes renováveis apoiam sistema elétrico durante recorde na demanda de energia

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA