Tribunal de Justiça

TJMG se destaca na afetação de temas repetitivos criminais do STJ

Publicados

em

not---Fachada-TJMG--2-.jpg
TJMG contribuiu com a identificação de vários temas repetitivos na área criminal no STJ ( Crédito : Augusto Brasil/TJMG )

A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), responsável pela admissão dos recursos especiais em matéria criminal, conseguiu identificar a repetitividade em diversas ações apresentadas à Corte mineira para análise e posterior envio ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo dados do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e de Ações Coletivas (Nugepnac) do STJ, de janeiro a dezembro de 2023, a Terceira Seção, órgão competente para julgamento de processos em matéria criminal no STJ, criou 34 controvérsias, que são os feitos em que se vislumbra o potencial de haver um caso concreto de paradigma em que se fixará uma tese jurídica, tornando-a um tema repetitivo. Dessas controvérsias, 16 foram criadas a partir de processos enviados pelo TJMG, o que representa quase 50% do total.

Isso significa que o relator de cada um dos casos em análise submeteu ao seu órgão colegiado a decisão sobre a possibilidade de suspender os processos que tratam da mesma questão jurídica e de julgar o recurso apresentado ao Tribunal da Cidadania de forma a aplicar o entendimento a todos os feitos que tenham sido considerados idênticos. Essa situação foi reconhecida em 19 casos. No universo dos temas afetados com o objetivo de formação de precedentes qualificados, sete são de processos oriundos do TJMG, o que perfaz 38% do total.

Leia Também:  Filarmônica destaca músicas da Inglaterra e de países nórdicos nos Concertos para a Juventude

Gestão judiciária, celeridade e eficiência

Not-desa-AnaPaulaCaixeta1.jpg
Desembargadora Ana Paula Caixeta ressaltou a importância da gestão judiciária como facilitadora de um ambiente colaborativo e reflexivo ( Crédito : Cecília Pederzoli / TJMG )

Para a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, “a gestão judiciária é um fator importante, na medida em que possibilita um ambiente colaborativo e reflexivo, propício à identificação de controvérsias que por sua significativa relevância possam vir a resultar em precedentes qualificados, com ganho de eficiência, celeridade e segurança para o jurisdicionado”.

“Com o valoroso auxilio da assessoria da 3ª Vice-Presidência, vem sendo possível aprimorar a identificação de controvérsias com possibilidade de afetação perante o Superior Tribunal de Justiça”, disse.

Formação de teses e devido processo legal

A afetação desses recursos especiais possibilitará a formação de precedente qualificado, com a fixação de tese jurídica de observância obrigatória por todos os tribunais e juízes do País, com impactos diretos na promoção da igualdade, na previsibilidade nos julgamentos, na racionalidade da prestação jurisdicional e na segurança jurídica. No âmbito dos processos criminais, os precedentes qualificados garantem, ainda, a igualdade de tratamento e do acesso ao devido processo legal.

Procedimento de remessa ao STJ

Leia Também:  TJMG participa de solenidade de posse de novos juízes no TRE-MG

Após a admissão do recurso especial pela 3ª Vice-Presidência, o Nugepnac do TJMG, setor ligado à 1ª Vice-Presidência, envia a informação ao Núcleo do Superior Tribunal de Justiça para que o processo possa ter a tramitação qualificada própria da formação de precedentes, possibilitando que todos os recursos enviados pela Corte mineira sejam recebidos e encaminhados à Comissão Gestora do Núcleo de Precedentes e de Ações Coletivas (Cogepac).

A Cogepac é uma comissão permanente formada por três ministros do STJ, um juiz supervisor e assessores do Nugepnac-STJ.

Além do trabalho de seleção e admissão dos recursos especiais pela 3ª Vice-Presidência, a 1ª Vice-Presidência também encaminha recursos para afetação. Em 2023, foram criadas sete controvérsias em matérias de direito público.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Governo do Estado destaca perspectivas para o próximo mandato

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA