Sábado, 12 de Abril de 2025

Tribunal de Justiça

TJMG sedia reunião da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas

Publicados

em

Not-1---Rede-Ouvir.jpg
Encontro ocorreu nesta sexta-feira (1º/12) no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça (Crédito: Thiago Guimarães Medrado/Ouvidoria PBH)

O ouvidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Cássio de Souza Salomé, participou, nesta sexta-feira (1º/12), da reunião da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-MG). O evento, sediado pelo TJMG, contou com a participação de representantes de diversas instituições de Minas Gerais.

A reunião possibilitou a troca de experiências, a elaboração de estratégias para consolidação da parceria e a articulação de esforços entre as ouvidorias de instituições que aderiram ao projeto. O objetivo da Rede Ouvir-MG é fortalecer as ferramentas de transparência e aumentar a eficácia das políticas públicas.

A pauta principal do encontro foi a apresentação do Programa de Integridade do TJMG, conduzida pela assessora técnica especializada da Presidência do TJMG, Tatiana Camarão, e pela assessora técnica do Centro de Controle, Transparência e Integridade (Ceconti), Ursina Andrade. Elas abordaram os parâmetros da iniciativa, as melhores práticas reconhecidas no Brasil e no exterior e o canal de denúncias.

Segundo o desembargador Cássio de Souza Salomé, o momento foi extremamente proveitoso. “As ouvidorias representadas tiveram a oportunidade de ter um conhecimento, ainda que breve, do Programa de Integridade que o TJMG vem implementando e amadurecendo. Foi uma oportunidade ímpar em que todos elogiaram muito a exposição da Tatiana Camarão e da Ursina Andrade”, disse.

Leia Também:  Escritora mineira se destaca por abordar racismo em livro infantil

Tatiana Camarão ressaltou a importância das ouvidorias estarem alinhadas com os princípios apresentados pelo Programa de Integridade. “As ouvidorias têm assumido um papel estratégico nas organizações para que sejam efetivadas a aplicabilidade dos princípios da transparência, controle social e accountability (responsabilização). O canal de denúncias é pilar fundamental para um programa de integridade”, afirmou.

Not-2---Rede-Ouvir.jpg
Desembargador Cássio de Souza Salomé, Ursina Andrade, Tatiana Camarão e o subcontrolador de Ouvidoria da Prefeitura de Belo Horizonte, Gustavo Nassif (Crédito: Thiago Guimarães Medrado/Ouvidoria PBH)

O Programa de Integridade do TJMG é um conjunto de ferramentas, políticas e ações que têm o objetivo de manter a instituição em conformidade com as leis e com a ética. A Corte mineira é o órgão público pioneiro na regulamentação e implantação das práticas de anticorrupção instituídas pela Lei Federal nº 12.846/2013.

O Programa de Integridade do TJMG concorreu ao Prêmio Innovare de 2020, e foi escolhido pela Controladoria-Geral da União como modelo para a construção de um piloto de Programa de Integridade destinado aos entes municipais. Além disso, a Transparência Internacional indicou o programa da Justiça mineira como melhor prática a ser observada pelos órgãos e entidades públicas.

Rede Ouvir-MG

Integram a Rede Ouvir-MG o TJMG, o Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), a Ouvidoria-Geral do Estado, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG), a Ordem dos Advogados do Brasil seção Minas Gerais (OAB-MG), a Cemig, Copasa e algumas prefeituras, como as de Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves, Itabirito e Itabira.

Leia Também:  Motociclista deve indenizar vítima de atropelamento

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Safra mineira de café deve alcançar 27,5 milhões de sacas em 2023

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA