Pesquisar
Close this search box.

Tribunal de Justiça

UAILab do TJMG completa um ano com realização de live

Publicados

em

A Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizou nesta terça-feira (1/3) uma live especial para marcar um ano de sua criação. A live foi transmitida pelo canal do YouTube da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e está disponível para visualização.

Participaram como mediadores o juiz auxiliar da Presidência e coordenador da UAILab, Rodrigo Martins Faria e a gerente do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj) do TJMG, gerência responsável pela UAILab, Priscila Pereira de Souza. O evento foi direcionado para uailabers, magistradas, magistrados, servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, colaboradoras e colaboradores terceirizados do TJMG e público externo.

Not-uailive-dr-rodrigo.jpg
O juiz Rodrigo Martins Faria é o coordenador da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) do TJMG (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

O juiz Rodrigo Martins Faria agradeceu a participação de todos e afirmou a importância de comemorar este primeiro aniversário com o público, “que é quem faz o laboratório de inovação acontecer. O nosso propósito é mudar a vida das pessoas”, disse.

Os expositores convidados foram o empreendedor público, fundador e diretor executivo da WeGov, André Rebelato Tamura e sua sócia e esposa, também fundadora e diretora executiva da WeGov, Gabriela Flores Caldas. André Tamura fez uma exposição sobre a importância da inovação e sua correlação com o Poder Judiciário.

“O Poder judiciário existe para entregar Justiça. Então, quando colocamos inovação nesse contexto, deve haver uma busca para que isso seja colocado como um objeto de estudo para antecipação e utilização em sua realidade. Há muito inovação no setor e também uma série de dispositivos que podem ajudar nas transformações necessárias por oferta ou demanda. Inovação não é apenas tecnologia, e um laboratório de inovação é muito importante para provocar essas mudanças, que são muito mais comportamentais do que tecnológicas”, disse o empreendedor.

Leia Também:  PCMG realiza operação Ágio de Sangue em Pirapora
Not-uailive-Andre.jpg
O diretor executivo da WeGov, André Tamura falou sobre a importância dos laboratórios de inovação (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Ele também citou a importância do ciclo organizacional da inovação, que parte da identificação de problemas, geração de ideias, desenvolvimento de propostas, implementação de projetos, avaliação projetos e disseminação de aprendizados e o recomeço com a identificação de um novo problema. 

Projetos

A gerente do Ceproj, Priscila de Souza, apresentou uma retrospectiva dos principais projetos desenvolvidos em 2022 e dos planos para 2023. “Entre as ações realizadas, criamos iniciativas de comunicação para fomentar a cultura da inovação, como as uailives e o uaicast, o nosso podcast do laboratório, com a participação de especialistas em inovação, além do lançamento da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, hoje com 16 membros”, disse.

Not-uailive-priscila.jpg
A gerente do Ceproj, Priscila de Souza, apresentou aos participantes uma retrospectiva dos principais projetos de 2022 e planos para 2023 (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Também foram realizados eventos de inovação, como seminários e workshops, o 1º Encontro Mineiro de Laboratórios de Inovação e a Rede de Voluntários UAILab. “Criamos também o Certificado Agenda 2030 como uma forma de reconhecer as iniciativas de magistrados, servidores e colaboradores do TJMG que, de alguma forma, corroboram com esse plano de ação da ONU”, complementou.

O Agenda 2030 é um plano global de ações, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para que, no ano de 2030, o mundo seja um lugar melhor para todos os povos e nações. Para que isso seja alcançado, foram estabelecidos 17 objetivos, ambiciosos e interconectados, chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Para os próximos projetos, ela adiantou a criação de um programa chamado “Oncotô e Proconvô?”, com realização de oficinas de inovação e consultorias, além da continuação de projetos de sucesso como o “Inova TJMG”, voltado à promoção de ações de comunicação e capacitação sobre temas relacionados à inovação, entre outros.

Leia Também:  Carla Diaz celebra convite de escola de samba: “Esta é a realização de um sonho!”

O coordenador do UAILab também apresentou o projeto “Conecta TJMG” como o carro-chefe das realizações, em parceria com a 1ª Vice-Presidência do TJMG. “Ele nasceu de uma convergência de várias ideias que já existiam, para criação de um ambiente de espaço de trabalho dentro do Judiciário mais descontraído. Foi um dos primeiros desafios do laboratório de inovação com foco em trazer o máximo de satisfação dos usuários internos e externos, além da construção de um espaço no metaverso, feito para testar essa experiência e criar o máximo de aproveitamento”, disse o juiz Rodrigo Martins.

Not-uailive-Gabriela.jpg
A fundadora e diretora executiva da WeGov, Gabriela Flores Caldas, fez perguntas aos participantes sobre o UAILab (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG)

Sobre O UAILab

O UAILab é um laboratório criado em fevereiro de 2022 pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais para contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas a trazer mais eficiência ao Poder Judiciário. Suas atribuições incluem propor, fomentar, desenvolver, gerenciar, impulsionar e apoiar iniciativas de inovação de cunho experimental, assim como outras ações inovadoras, sempre que possível em parceria com os demais setores do TJMG e/ou com atores externos, buscando a desburocratização, a melhoria de processos, o aprimoramento de estruturas e a economia de recursos.

Assista a live na íntegra

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tribunal de Justiça

Justiça isenta autoescola por reprovação de aluna em prova de direção

Publicados

em

autoescola not.jpg
Aluna afirmou que autoescola falhou na preparação para o exame de direção (Crédito: Gabriel Jabur/Agência Brasília)

A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve sentença da Comarca de Ipatinga, no Vale do Aço, que isentou uma autoescola da responsabilidade de indenizar por danos morais uma mulher que não passou no exame de rua.

A mulher, que já era habilitada, queria adicionar uma nova categoria à CNH e firmou contrato com a autoescola para a prestação de 15 aulas de direção. Segundo ela, a empresa mudava horários de aula e instrutores sem aviso prévio. Além disso, pagou por duas aulas extras, que não foram dadas, e não recebeu esse dinheiro de volta.

Em setembro de 2022, a mulher se apresentou para o exame e não obteve êxito. Ela argumentou que a autoescola não a preparou de maneira adequada, impactando negativamente seu psicológico.

A empresa se defendeu sob o argumento de que remarcou as duas aulas extras, mas a aluna não teria comparecido. Ainda conforme a autoescola, as aulas não foram canceladas sem justo motivo nem teve atitudes que configurassem má prestação do serviço.

Leia Também:  Cemig completa 19 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial - ISE B3

A juíza da 3ª Vara Cível da Comarca de Ipatinga concedeu o ressarcimento de R$ 140, referente às duas aulas extras avulsas, mas negou o pedido de danos morais, o que gerou o recurso por parte da autora da ação.

O relator, desembargador Marcelo de Oliveira Milagres, manteve a sentença. O magistrado destacou que a autoescola não tem compromisso de assegurar o êxito no exame de direção. “A mera reprovação em prova prática de direção não enseja falha na prestação de serviços, visto que a requerida não possui obrigação de resultado”, afirmou.

A desembargadora Eveline Felix e o desembargador João Cancio votaram de acordo com o relator.

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA