Tribunal de Justiça
UAILab realiza live sobre linguagem simples e direito visual no Judiciário

A Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveu, nesta quinta-feira (17/11), a 6ª UAILive com o tema “A importância da Linguagem Simples e do Direito Visual no Judiciário”. O conteúdo foi realizado no formato híbrido, com transmissão pelo canal do Youtube da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e participação presencial no auditório da Ejef.

A live foi mediada pela servidora Priscila Pereira de Souza, gerente do UAILab, e pela laboratorista do UAILab, Júlia Vieira. Os convidados foram a juíza federal auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) e coordenadora do Laboratório de Inovação (IluMinas), Vânila Cardoso André de Moraes; o analista em tecnologia da informação e coordenador auxiliar do Iluminas do TRF-6, José Fernando Barros e Silva; e a analista judiciária e gestora do Laboratório de Inovação e Criatividade (LINC) da Justiça Federal do Paraná (TRF-4), Márcia Maria Ribeiro Ditzel Goulart.
A juíza Vânila Cardoso André de Moraes introduziu o tema, destacando os desafios para que a comunicação do Judiciária seja sempre clara e objetiva. “Linguagem simples não quer dizer coloquialidade e informalidade. O assunto parece simples, mas é profundo, e tem a ver com inclusão social, segurança, modernização, desburocratização e aproximação das pessoas que precisam da Justiça”, disse.
Segundo a magistrada, o uso excessivo e desnecessário do jargão jurídico não contribui para a finalidade do Poder Judiciário, que é prestar um serviço social. “É natural os termos próprios de cada profissão, mas precisamos ser compreensíveis sob pena de nos tornarmos inúteis. É muito mais fácil ser rebuscado. Ser simples é difícil, tem que pensar muito mais, mas a população merece”, ressaltou.
Considera-se “linguagem simples” a técnica de comunicação adotada para transmitir informações de forma clara e objetiva, com o intuito de facilitar a compreensão de mensagens, principalmente, escritas, sem prejuízo das regras da língua portuguesa. Para a gerente do UAILab, Priscila Pereira de Souza, comunicar de forma clara significa valorizar o próximo. “Empatia é a base da linguagem simples, é pensar em como o outro está recebendo aquela informação, se ela está entendendo de forma clara”, comentou.
Cooperação
A partir da preocupação em facilitar o conhecimento e acesso da sociedade aos serviços do Poder Judiciário, o IluMinas e o LINC firmaram um termo de cooperação técnica para desenvolver estratégias da linguagem simples e do direito visual em prol da sociedade. Um dos resultados da parceria, apresentado na live desta quinta-feira (17), foi a elaboração de uma cartilha visual de termos usados na Justiça Federal, com conteúdo objetivo e de fácil compreensão. Outra aplicação prática foi a reformulação de alguns contratos de licitação, com a inserção do Direito Visual (Visual Law, em inglês).
O Visual Law é entendido como modo de organização e apresentação de informações em documentos e materiais informativos, a fim de tornar a compreensão do Direito mais clara e acessível ao público, com o uso de elementos visuais, como vídeos, ícones, pictogramas, infográficos, fluxogramas, ‘QR Codes’, hologramas, avatares, realidade virtual, entre outros.
O coordenador auxiliar do IluMinas do TRF-6, José Fernando Barros e Silva, reforçou que o Direito Visual é mais uma ferramenta para facilitar a compreensão. “O intuito é que nosso usuário entenda e compreenda a informação que foi transmitida. A primeira etapa é trabalhar a transformação da linguagem. O Visual Law vai ser um auxiliar da nossa informação, o que não significa cortar conteúdo. O objetivo é ficar claro”, comentou.
A gestora do LINC do TRF-4, Márcia Maria Ribeiro Ditzel Goulart, destacou que a linguagem simples é uma técnica, mas também uma causa social. “É uma ferramenta de inclusão. Linguagem simples é difícil de ser construída, é elegante, não é simplista e está dentro da norma da língua portuguesa”, afirmou.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor