Tribunal de Justiça
Vara Cível da Infância e Juventude de BH seleciona agentes voluntários

O juiz da Vara Cível da Infância e Juventude de Belo Horizonte, José Honório de Rezende, publicou o edital do processo seletivo para credenciamento de agentes voluntários de proteção à criança e ao adolescente que poderão atuar em atendimento à unidade especializada da Comarca de Belo Horizonte.
Os candidatos deverão comparecer, pessoalmente, na Rua Jaceguai, 208, 5° andar, sala 501, no Bairro Prado, Região Oeste de Belo Horizonte, de 11 de setembro a 5 de outubro, das 13h30 às 17h, para se inscreverem.
Antes de realizar a inscrição, é preciso retirar o requerimento de participação no processo seletivo pessoalmente. Para concluir a inscrição, os candidatos deverão retornar à Vara da Infância Cível com o requerimento preenchido e com firma reconhecida em cartório, preencher o formulário próprio de inscrição e responder a um questionário.
Após todo esse processo, o candidato participará de uma entrevista com o juiz da Vara da Infância Cível ou um representante do Comissariado da Infância e Juventude, que será agendada no ato da inscrição definitiva.

Para preencher o questionário e responder a questões na entrevista, os candidatos deverão buscar informações no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069, de 1990, nas portarias da Direção do Foro de Belo Horizonte, 15931210/2023, que dispõe sobre o processo seletivo simplificado para credenciamento na função de agente voluntário de proteção à criança e ao adolescente, e 01/2020, que dispõe sobre a atividade dos Agentes Voluntários. Também os artigos 352 até o 405, do Provimento Nº 355/2018, Código de Normas da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais (CGJ) que regulamenta os serviços judiciários da Primeira Instância do Estado de Minas Gerais.
Os documentos exigidos (relacionados na Portaria 15931210/2023) são os seguintes:
– cópia autenticada da cédula de identidade e, caso o número do CPF não conste deste documento, será preciso apresentar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
– documento comprobatório de estar em dia com as obrigações eleitorais (original ou cópia autenticada)
– documento comprobatório de estar quite com o serviço militar, se candidato do sexo
masculino (original ou cópia autenticada)
– folha de antecedentes e certidões de distribuição cível e criminal dos locais onde tenha residido nos últimos cinco anos
– certificado de conclusão do ensino médio ou prova do exercício do serviço de voluntário da Infância e da Juventude por prazo superior a dois anos (original ou cópia autenticada)
– comprovante de residência no território da Comarca de Belo Horizonte (original ou cópia autenticada), em nome do requerente ou, se em nome de outrem, com vínculo comprobatório
– duas fotos 2×2 tiradas em período recente.
O candidato deve também declarar, ao preencher o requerimento, estar ciente, dentre outras determinações, de que o exercício de suas atividades se dará sem ônus aos cofres públicos, não gerando vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista ou afim, em caráter comissionado, não gerando estabilidade ou qualquer pretensão à continuidade da função, podendo o agente ser desligado do quadro a qualquer momento.
Os candidatos considerados aptos na entrevista deverão participar de curso de formação a ser oferecido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), na modalidade a distância (EaD), com carga horária a ser definida pelo órgão responsável pelo curso.
Caberá aos agentes selecionados o cumprimento das tarefas que lhe forem atribuídas pelo juiz de direito da Vara da Infância e Juventude ou pela coordenadora do Comissariado da Infância e Juventude da Comarca de Belo Horizonte.
O agente deverá estar ciente também, dentre outras vedações, que não pode auferir ou tentar auferir qualquer tipo de vantagem indevida, seja material ou de qualquer outro tipo, no exercício da função ou em razão dela, e não possuir nenhum vínculo com os locais sujeitos à fiscalização.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais