Tribunal de Justiça
VI Encontro do Consepre será encerrado nesta sexta (3/3) com a Carta de Belo Horizonte


O VI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), sediado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, será encerrado nesta sexta-feira (3/3) com uma palestra do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, às 9h, no Edifício-Sede do TJMG, e, em seguida, no Palácio da Liberdade, região Centro-Sul da capital, com a leitura da Carta de Belo Horizonte, elaborada pelos participantes do evento.

Na tarde desta quinta-feira (2/3), a programação incluiu, na parte da tarde, uma apresentação da vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Patrícia Machado Carrijo, representando o presidente AMB, juiz Frederico Mendes Júnior, sobre assuntos relacionados à magistratura, que envolvem o trabalho dos juízes. Em seguida, a diretora-executiva de Atacado e Governo do Banco Regional de Brasília (BRB), Eugênia Regina de Melo, apresentou o PIX Judicial, ferramenta de gestão financeira para depósitos judiciais. O serviço do BRB já é utilizado pelos tribunais do Distrito Federal (TJDF) e da Bahia (TJBA).
“Criamos sistemas eletrônicos para trazer mais celeridade nos pagamentos dos processos. Construímos soluções voltadas às demandas de cada tribunal para possibilitar uma melhoria diária nos processos de trabalho”, disse Eugênia Regina de Melo.
Desde novembro de 2021, o TJMG utiliza PIX para arrecadação de receitas do Fundo Especial do Poder Judiciário de Minas Gerais (FEPJ). É gerada uma guia de recolhimento de custas e taxas judiciárias (GRCTJ), documento de arrecadação do TJMG, com o QR Code, de forma a possibilitar também o uso do PIX, principalmente pelos advogados e partes.

O segundo dia do VI Encontro do Consepre foi finalizado com uma reunião de trabalho realizada pelos membros do Conselho para debate de questões administrativas e discussões sobre a Carta de Belo Horizonte, documento que será divulgado nesta sexta-feira (03/03).
Após as palestras, o presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, desembargador Sérgio Fernandes Martins, entregou ao presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e ao presidente do Consepre do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, dois livros que contam a história Judiciário em MS.

Presenças
A mesa de honra do evento na tarde desta quinta-feira foi composta pelo presidente do TJMG e vice-presidente de Inovação e Tecnologia do Consepre, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; pelo presidente do Conselho e presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França; pelo vice-presidente do Consepre e presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Marcos Alaor Diniz; pela vice-presidente de Cultura e presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargadora Iris Nogueira; pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto e Silva; pela vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Patrícia Machado Carrijo; e pela diretora executiva de atacado e governo do Banco Regional de Brasília (BRB), Eugênia Regina de Melo.
Consepre
O Consepre foi criado em novembro de 2021, com a unificação do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, durante o 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça, realizado no TJ de Pernambuco.
Entre os objetivos estão a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário; a integração dos Tribunais de Justiça em todo o país; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; o estudo e aprofundamento dos temas jurídicos e das questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado da Federação, em busca da uniformização de entendimentos e em respeito à autonomia e às peculiaridades locais.
Veja aqui mais fotos do evento, na tarde desta quinta-feira (2/3)
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Nordisk anuncia expansão em Montes Claros
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS