Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Prefeitos da Região no Radar do Tribunal de Contas

Published

on

Os Chefes do Poder Executivo Municipal e Chefes do Poder Legislativo Municipal de mais de 100 cidades mineiras estão no radar do Tribunal de Contas do Estado.

Andradas, Boa Esperança, Cássia, Capitólio, Campo do Meio, Campos Gerais, Conceição da Aparecida, Divinópolis, Guapé,  Fortaleza de Minas, Ilícinea, Guaxupé, Machado, Juruaia, Lagoa da Prata, Piumnhi, São Tomás de Aquino e São Sebastião do Paraíso são algumas das cidades que estão na lista do Tribunal.

Os prefeitos das cidades intimidas, com aval dos vereadores, na data-base de 30/08/2022, apresentaram  arrecadação total da Receita inferior ao total da previsão da meta bimestral de arrecadação, contrariando o disposto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Em síntese não cuidam do dinheiro do povo como obriga a legislação.

Esses munícipios relacionados e identificados nas Tabelas respectivas do Tribunal, em cumprimento a decisão disponibilizada no Diário Oficial de Contas do dia 30/05/2023, alterada de ofício pela decisão disponibilizada em 15/09/2023, são alertadas para que tomarem ciência da decisão e das providências no âmbito de suas competências e  foram intimados pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais por meio da Coordenadoria de Pós-Deliberação, nos termos do art. 166, §1º, I, do Regimento Interno.

Leia Também:  Tribunal de Contas de Minas Gerais encerra processo de TAG de Carmópolis de Minas

Também foi publicada a lista dos municípios que apresentaram o montante da despesa corrente superior a 95% em relação ao montante da receita corrente, no período móvel de 12 meses, bem como dos chefes de Poderes Executivos que ultrapassaram o limite de 54% da Receita Corrente Líquida (RCE) ajustada.

O DOC ainda trouxe a relação dos municípios que apresentaram o montante da despesa corrente no intervalo entre 85,01% e 95,00% em relação ao montante da receita corrente, no período móvel de 12 meses.

Esse acompanhamento da gestão fiscal dos municípios faz parte das atribuições que foram conferidas aos tribunais de contas pela LRF. Os orgãos fiscalizadores e de julgamento alertam ainda todos os vereadores do Estado que tem como principal função fiscalizar e denunciar os atos de ilegalidade, todos sendo passiveis de punição junto ao prefeito em caso de prejuízos financeiros ao erário. Além do ressarcimento do dinheiro agentes públicos estão sujeitos, caso condenados, a perda de direitos polítcos e em casos graves, cadeia.

Leia Também:  Inconfidência está entre as melhores rádios do mundo 

Abaixo relação na íntegra dos prefeitos intimidos pelo Tribunal de Contas.

Clique em https://doc.tce.mg.gov.br/Home/ViewDiario/2023_09_26_Diario.pdf e tenha acesso ao inteiro teor da publicação.

Fonte: Tribunal de Contas de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Tribunal de Contas alerta gestores em Congresso Mineiro de Municípios

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA