Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Tuberculose tem cura e tratamento garantido pelo SUS

Publicados

em

A tuberculose é uma doença que ainda acomete muitas pessoas ao redor do mundo e mantém elevado número de óbitos. Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mostram que, somente em 2021, foram notificados 4.011 casos de tuberculose em Minas Gerais, sendo que 276 pessoas vieram a óbito. 

Apesar disso, a doença tem cura; e o diagnóstico e o tratamento estão disponíveis em qualquer Unidade Básica do Estado pelo Sistema Único de Saúde. 

Segundo Maíra Veloso, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da SES, o preconceito e o abandono do tratamento são os principais desafios para o controle da doença. 

“Muitas pessoas acreditam que a doença já foi erradicada, mas isso não é verdade. A tuberculose ainda preocupa e deve ser combatida. O desconhecimento e a falta de informação são desafios para o controle da tuberculose. Compreender a forma de transmissão, os sintomas, e entender que a doença é tratável e curável é fundamental para que haja redução do preconceito e discriminação”, explica a coordenadora.

Preconceito e abandono

Maíra Veloso explica que outra dificuldade para o combate à doença é o longo tempo de tratamento (mínimo de 6 meses), que deve ser completado mesmo que haja melhora dos sintomas. Por isso, é importante que o paciente esteja bem orientado, evitando assim a interrupção do tratamento.

Leia Também:  Preta Gil recebe visita especial durante tratamento em São Paulo: ‘Me esperando’

“Um dos grandes desafios para o controle da tuberculose é evitar o abandono. Muitas pessoas ao iniciar o tratamento apresentam melhora dos sintomas e deixam de tomar os medicamentos. É importante que o profissional de saúde acompanhe o paciente e informe da necessidade de tomar os medicamentos de forma regular e no tempo correto, que é de no mínimo 6 meses”, disse Maíra.

A SES-MG tem atuado junto aos 853 municípios para incentivar ações de controle da doença e divulgar estratégias para fortalecer a adesão dos pacientes aos tratamentos. Regularmente, são realizadas visitas de monitoramento, reuniões virtuais para monitoramento dos planos de ação e capacitações. 

Além disso, a Secretaria tem promovido workshops, seminários, campanhas, cursos e materiais informativos voltados aos profissionais de saúde e webinários para a população geral com o intuito de diminuir o preconceito em relação a doença.

A doença

A tuberculose é uma doença infecciosa, cuja transmissão ocorre por via respiratória, de pessoa a pessoa, quando uma delas está com tuberculose pulmonar ou laríngea sem tratamento. 

“É importante saber que a tuberculose não se transmite pelo compartilhamento de roupas, lençóis, copos e outros objetos. É transmitida pelo ar de pessoa a pessoa, através da tosse, fala ou espirro de um doente com a forma pulmonar ou laríngea”, enfatiza Maíra.

Leia Também:  Isabelle Nogueira ixibe ensaio com tema indígena e toada do Boi Garantido: ‘Luta’

Sintomas e diagnóstico

Os sintomas mais comuns da tuberculose são tosse persistente seca ou produtiva, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. 

O diagnóstico de tuberculose pulmonar e laríngea deve ser realizado por meio do Teste Rápido Molecular (TRM-TB), da baciloscopia, cultura para micobactérias e teste de sensibilidade. O Raio-X de tórax e outros exames de imagem podem ser utilizados como complementares. 

Na maioria dos casos, o diagnóstico e acompanhamento devem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

Prevenção

Uma forma importante de prevenção é realizar a vacinação com BCG, que está disponível no calendário de rotina para crianças em dose única, logo ao nascer. A vacina protege principalmente contra as formas graves da doença.

Outra forma de prevenir a disseminação da tuberculose é identificar rapidamente o paciente com a doença e iniciar o tratamento. Após 15 dias de uso regular dos medicamentos, a maioria dos doentes não transmite mais a doença.

É importante frisar também que ambientes arejados, ventilados e com incidência de luz solar ajudam a reduzir os riscos de transmissão. 

Saiba mais sobre a doença no neste site.  

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Simony atualiza fãs sobre tratamento contra câncer: “Conto com as orações!”

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA