Minas Gerais
UAI Praça Sete recebe ações da 2ª Semana Nacional do Registro Civil

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, localizada no Centro de Belo Horizonte, irá sediar as ações da 2ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se” em Minas Gerais, de 13 a 17/5.
A campanha é uma iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), e outras 13 instituições.
A Semana do Registro Civil integra o Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis, instituído pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). A edição deste ano é destinada a pessoas em situação de rua, populações indígenas, adolescentes do Sistema Socioeducativo e pré-egressos do Sistema Prisional. A campanha será realizada em todos os estados e no Distrito Federal.
Na UAI Praça Sete, serão oferecidos gratuitamente à população em situação de rua os serviços de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), certidão de nascimento e casamento, serviços relativos ao CPF, consulta sobre a situação eleitoral, atendimento do INSS para a orientação sobre benefícios previdenciários, atendimento sobre o CadÚnico, atendimento jurídico e divulgação dos serviços prestados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJMG.
Registre-se 2024
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto e o corregedor-geral de Justiça e presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, farão a abertura da 2ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! na UAI Praça Sete, na segunda-feira.
Além da UAI Praça Sete, as ações serão realizadas na terra indígena Xacriabá, em São João das Missões, em unidades do Sistema Socioeducativo,no presídio São Joaquim de Bicas II e na penitenciária José Maria Alkimin, ambos na Região Metropolitana de BH.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
GERAL3 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
ExpoQueijo 2025
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
PIB do agronegócio mineiro alcança R$ 235 bilhões em 2024