Minas Gerais
UAIs Barreiro e Venda Nova promovem novo mutirão para emissão de carteira de identidade
As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) Barreiro e Venda Nova promovem, neste sábado (12/2), um novo mutirão para emissão da carteira de identidade. A ampliação do atendimento temporariamente busca suprir a demanda da população que necessita do documento. Serão disponibilizadas 700 vagas para agendamento do serviço nas duas unidades, mesmo número disponibilizado no último sábado (5/2). Os atendimentos serão realizados das 8h às 14h.
O mutirão é exclusivo para cidadãos que precisam emitir a carteira de identidade e o atendimento nas unidades acontecerá mediante agendamento prévio, feito gratuitamente nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG (www.mg.gov.br) e aplicativo MG App Cidadão.
Diversos serviços prestados nas unidades também estão disponíveis em formato virtual nestes canais e nas páginas dos órgãos responsáveis pelos serviços. A UAI Barreiro está localizada na Av. Afonso Vaz de Melo, nº 640, e a UAI Venda Nova na Av. Cristiano Machado, 11833, Vila Clóris.
Pagamento de guia
A primeira emissão de carteira de identidade no estado (primeira via) é gratuita. A partir da segunda via é cobrada uma taxa de R$ 95,41. Esse valor não se refere ao agendamento, que é gratuito, e sim à emissão do documento.
Para quitar a taxa, deve-se emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), disponível na área de agendamento do Portal MG ou do MG App. No dia agendado para tirar o documento, é necessário apresentar a guia impressa e o comprovante de pagamento.
Emissão
O cidadão deverá comparecer à UAI escolhida, no horário agendado, portando:
– 2 fotos 3×4 (padrão exigido pela Portaria nº 02/2019);
– Guia DAE impressa e comprovante de pagamento;
– Certidão de nascimento (solteiros), ou certidão de casamento (casados e viúvos), ou certidão de casamento com averbação (separados e divorciados), original ou cópia autenticada.
– Opcional: caso o solicitante tenha interesse, é possível incluir na carteira de identidade os números de CPF e PIS/Pasep, basta apresentar os documentos comprobatórios.
– Menores de 16 anos devem comparecer acompanhados por pai, mãe ou responsável legal, que necessitam apresentar documento com foto.
Retirada
Após emitir o documento na UAI, a data para que o cidadão busque a identidade finalizada é informada no protocolo de atendimento. O prazo para entrega é de cinco dias úteis. O cidadão deve, então, acessar o Portal MG ou o MG App e fazer um agendamento para a retirada na unidade.
Todas as medidas estão sendo tomadas nas UAIs para garantir a saúde e a segurança dos funcionários e cidadãos, como uso obrigatório de máscara, intensificação da limpeza dos ambientes, entre outras.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.