Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Uemg lança Vestibular 2023 com mais de 4,6 mil vagas em 128 cursos

Publicados

em

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) publicou, nesta quarta-feira (30/11), o edital do processo seletivo para entrada de novos alunos de graduação no ano de 2023. Serão oferecidas 4.607 vagas, em 128 cursos presenciais, distribuídos em 18 municípios de Minas Gerais.

O vestibular será organizado e executado pela empresa Msconcursos e as inscrições serão abertas no site vestibular.uemg.br a partir de 7/12, com taxa de inscrição no valor de R$ 5. 

O processo próprio da instituição será composto de provas de conhecimentos gerais, comuns a todos os cursos, com 48 questões de múltipla escolha, considerando os conteúdos comuns ao ensino médio e redação. As provas serão aplicadas presencialmente nas cidades em que a universidade possui unidade acadêmica, no dia 29/1/2023, em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição.

Para os candidatos aos cursos de Música, oferecidos em Belo Horizonte, o percurso será um pouco diferente: eles se submetem primeiro às provas de habilidades específicas, realizadas presencialmente na Escola de Música e, sendo considerados aptos nesta etapa, seguem para as provas de conhecimentos gerais.

Para todos os cursos oferecidos no vestibular, no ato da inscrição será possível escolher a categoria na qual se deseja concorrer: pela ampla concorrência (20% das vagas), reserva de vagas (50%) ou pela inclusão regional (5%). Para cada uma delas serão exigidos documentos comprobatórios, listados no edital, a serem digitalizados e oportunamente anexados na área do candidato.

Leia Também:  Inscrições para cursos superiores da Epamig terminam no dia 17/2 

Dúvidas e informações sobre o processo seletivo poderão ser encaminhadas, por e-mail, para vestibularuemg@msconcursos.com.br, pelo telefone 0800 299 32 32 e pelo Fale Conosco a ser disponibilizado na área do candidato.

Programa de cotas

O Programa de Seleção Socioeconômica da Uemg, Procan, reserva 50% das vagas do vestibular para candidatos nas seguintes categorias:

I) negros, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

II) quilombolas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

III) indígenas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

IV) ciganos, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

V) egressos de escola pública, com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;

VI) pessoas com deficiência.

O candidato poderá optar por concorrer à vaga em uma dessas categorias ao realizar sua inscrição no vestibular.

Leia Também:  Minas Gerais tem mais de 10 mil vagas de emprego disponíveis no Sine

Inclusão regional

Além das categorias descritas acima, como forma de contribuir com o desenvolvimento regional a Uemg reserva ainda 5% das vagas do vestibular para candidatos que, ao mesmo tempo, residam em Minas Gerais e que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas (municipais, estaduais ou federais) sediadas no estado.

Assim como as categorias do Procan, será possível optar por concorrer pela inclusão regional no momento da inscrição.

Serviço

Vestibular Unimontes 2022

Data de início das inscrições: 7/12/2022 (quarta-feira) 

Provas de conhecimento geral: 21 e 22/1/2023

Provas de habilidades específicas (para os cursos de Música): 29/1/2023

Divulgação do resultado final: 13/3/2023

Consulte o cronograma completo e outras informações indispensáveis aos candidatos no site do vestibular.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Investimentos e ações de prevenção para enfrentamento das chuvas e da seca marcam ano da Defesa Civil

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA