Minas Gerais
Uemg lança Vestibular 2023 com mais de 4,6 mil vagas em 128 cursos

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) publicou, nesta quarta-feira (30/11), o edital do processo seletivo para entrada de novos alunos de graduação no ano de 2023. Serão oferecidas 4.607 vagas, em 128 cursos presenciais, distribuídos em 18 municípios de Minas Gerais.
O vestibular será organizado e executado pela empresa Msconcursos e as inscrições serão abertas no site vestibular.uemg.br a partir de 7/12, com taxa de inscrição no valor de R$ 5.
O processo próprio da instituição será composto de provas de conhecimentos gerais, comuns a todos os cursos, com 48 questões de múltipla escolha, considerando os conteúdos comuns ao ensino médio e redação. As provas serão aplicadas presencialmente nas cidades em que a universidade possui unidade acadêmica, no dia 29/1/2023, em local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição.
Para os candidatos aos cursos de Música, oferecidos em Belo Horizonte, o percurso será um pouco diferente: eles se submetem primeiro às provas de habilidades específicas, realizadas presencialmente na Escola de Música e, sendo considerados aptos nesta etapa, seguem para as provas de conhecimentos gerais.
Para todos os cursos oferecidos no vestibular, no ato da inscrição será possível escolher a categoria na qual se deseja concorrer: pela ampla concorrência (20% das vagas), reserva de vagas (50%) ou pela inclusão regional (5%). Para cada uma delas serão exigidos documentos comprobatórios, listados no edital, a serem digitalizados e oportunamente anexados na área do candidato.
Dúvidas e informações sobre o processo seletivo poderão ser encaminhadas, por e-mail, para [email protected], pelo telefone 0800 299 32 32 e pelo Fale Conosco a ser disponibilizado na área do candidato.
Programa de cotas
O Programa de Seleção Socioeconômica da Uemg, Procan, reserva 50% das vagas do vestibular para candidatos nas seguintes categorias:
I) negros, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
II) quilombolas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
III) indígenas, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
IV) ciganos, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
V) egressos de escola pública, com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo;
VI) pessoas com deficiência.
O candidato poderá optar por concorrer à vaga em uma dessas categorias ao realizar sua inscrição no vestibular.
Inclusão regional
Além das categorias descritas acima, como forma de contribuir com o desenvolvimento regional a Uemg reserva ainda 5% das vagas do vestibular para candidatos que, ao mesmo tempo, residam em Minas Gerais e que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas (municipais, estaduais ou federais) sediadas no estado.
Assim como as categorias do Procan, será possível optar por concorrer pela inclusão regional no momento da inscrição.
Serviço
Vestibular Unimontes 2022
Data de início das inscrições: 7/12/2022 (quarta-feira)
Provas de conhecimento geral: 21 e 22/1/2023
Provas de habilidades específicas (para os cursos de Música): 29/1/2023
Divulgação do resultado final: 13/3/2023
Consulte o cronograma completo e outras informações indispensáveis aos candidatos no site do vestibular.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG