Quarta-Feira, 9 de Abril de 2025

Minas Gerais

Últimos dias de inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Publicados

em

Interessados em participar da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee 2022) têm somente até sexta-feira (21/10) para fazer as inscrições e integrar a competição, direcionada a professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país.

Em Minas Gerais, a Cemig é uma das distribuidoras que apoia a realização da Olimpíada, participação que reafirma o compromisso do Programa de Eficiência Energética na promoção da educação para o uso seguro e eficiente da energia.

A Olimpíada irá levar informações sobre o uso racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando o conhecimento por meio de desafios e provas. Os interessados poderão confirmar a participação na disputa, acessando o ícone “Inscrições” neste site. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 606 9130.

A Onee 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em 22 estados e no Distrito Federal.
 

Leia Também:  TJMG participa de evento que celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Curso

O curso direcionado aos estudantes que participarem da Onee 2022 será composto por três módulos, que contemplarão assuntos como: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício. Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com notebooks, bolsas de estudo, medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da Aneel, em Brasília.

Games e conhecimento

Professores e estudantes passarão por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa inclui as etapas de formação de professores por meio da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e realização das provas.

Todas as etapas serão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdos on-line e off-line, incluindo a realização de provas em braile, o que reforça o caráter inclusivo da disputa.

Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no moderno conceito de game, com desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade.

Leia Também:  Mulheres ocupam quase 40% dos cargos do primeiro escalão do Governo de Minas

No projeto piloto da Onee, realizado em 2021, foram recebidas mais de 40 mil inscrições, de estudantes de 120 municípios. Para a edição deste ano, a expectativa é a de que o número se multiplique, com mais de 180 mil inscritos de, ao menos, 500 municípios de todas as regiões do país.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Al Hilm: conheça a bola oficial dos últimos jogos Copa do Mundo FIFA no Catar!
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA