Minas Gerais
Unidades do Ipsemg em Belo Horizonte e São João del-Rei passam por reformas estruturais
O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) retomou importantes obras que estavam paralisadas. A primeira, iniciada em setembro, foi a fachada do Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Em outubro, começou a reforma da unidade regional de São João del-Rei, no Campo das Vertentes.
A presidente do Ipsemg, Luiza Hermeto Coutinho Campos, ressalta a importância destas obras para a instituição. “A retomada das obras de reformas tanto aqui na capital como no interior, mostra um cuidado com o Ipsemg. A fachada do HGIP, a entrada do hospital, que é a nossa cara, é um investimento no hospital, na estrutura dele e que estamos aqui para valorizar”.
Reforma do HGIP
A área de acesso principal do HGIP está recebendo o montante de R$ 1.680.301,99 para fazer obras de demolições de piso intertravado, concreto e revestimentos, escavação e transporte de materiais demolidos, regularização e compactação dos terrenos na área de acesso aos veículos e passeios, implantação de pavimento em concreto armado substituindo o piso intertravado no acesso dos veículos, instalação de pavimento intertravado nos passeios de acesso aos pedestres, implantação de portões e gradis na entrada de acesso aos veículos e guaritas, execução em revestimento cerâmico nas fachadas das guaritas, execução de revestimento em granito nas muretas e fachada, execução de sinalização horizontal com piso tátil alerta e direcional, instalação de guarda corpos e corrimãos, substituição da porta da portaria principal, execução de pintura nos gradis e paredes da fachada principal e execução de paisagismo no acesso principal ao hospital.
Durante este período, a entrada dos usuários ao hospital está sendo feita pelo lado direito da rampa de acesso à portaria principal da unidade, localizada na Alameda Ezequiel Dias, número 225.
A obra é realizada do lado esquerdo da passagem de pedestres e veículos que se encontra totalmente interditada. Esta medida segue às normas técnicas de segurança, sustentabilidade, organização e limpeza.
A presidente do Ipsemg destaca a intenção de retomar com outras melhorias. “Pretendemos retomar as obras na Ala B, que já está há anos parada e outras dentro do hospital”, diz. A previsão de término da reforma da fachada é em junho de 2023.
Reforma em São João del-Rei
Já na unidade regional de São João del-Rei a obra começou em 27/10 e tem seu término previsto para 24/4/2023. Segundo a gerente de Logística e Patrimônio e coordenadora das obras de reforma, Tula Novaes, na unidade regional estão previstos os serviços de manutenção geral no imóvel como a substituição de revestimentos, melhora da acessibilidade, adequações nas instalações hidrossanitárias e de drenagem além da pintura geral do prédio.
Enquanto ocorre a reforma, os atendimentos administrativos estão sendo realizados no subsolo da unidade, mas o atendimento odontológico está suspenso.
“Essa reforma é a retomada dos investimentos no interior, o fortalecimento das nossas unidades regionais que são tão importantes para a instituição. O benefício não é somente para os servidores, mas para os beneficiários que acessam e buscam informações. Precisamos cuidar da nossa estrutura para atender cada vez melhor os nossos beneficiários”, afirma Luiza Hermeto.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.