Minas Gerais
Unimontes oferece atendimento odontológico gratuito a crianças de 5 a 11 anos
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará o atendimento odontológico gratuito de crianças de 5 a 11 anos, no dia 28/2, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. O serviço será realizado a partir de 14h, na Clínica Odontológica da universidade, no campus Professor Darcy Ribeiro, por meio do projeto de Extensão de Atendimento Odontológico às crianças.
Voltado para crianças da região dessa faixa etária, o projeto é desenvolvido pelo departamento de Odontologia da Unimontes e procura fornecer atendimento odontológico e fortalecer a ligação entre ensino e extensão, além de introduzir a abordagem do processo de saúde-doença e promoção da saúde na formação em Odontologia, particularmente no atendimento às crianças.
“Nosso objetivo principal é dar assistência à saúde bucal das crianças com ações de prevenção das doenças bucais, promoção da saúde, recuperação e reabilitação da saúde bucal do paciente infantil”, explica a professora Verônica Dias, do Departamento de Odontologia da Unimontes. “O projeto também permite uma aproximação do profissional com a família, melhorando os hábitos nos cuidados com a saúde bucal de toda família”.
O projeto conta com a participação de professores de Odontopediatria, Ortodontia e Fonoaudiologia, e de estudantes dos 7º e 8º períodos do curso de Odontologia, prestando assistência de forma integrada de diferentes áreas do conhecimento.
Os pais e/ou responsáveis devem levar seus filhos, dentro dessa faixa etária, com os respectivos documentos. No local, eles passarão por uma avaliação para verificar a necessidade de algum tipo de atendimento bucal, ou se somente farão procedimento de higiene e orientações.
Os atendimentos realizados vão desde assistência clínica, que inclui procedimentos preventivos, restauradores e ortodônticos, avaliação fonoaudiológica, atividades lúdicas para instruir e motivar as crianças ao autocuidado (teatro, palestras, desenhos para colorir), orientação dos responsáveis pelas crianças sobre a importância da saúde bucal para a manutenção da saúde geral, até escovação orientada e instruções do uso do fio dental com as crianças.
Serviço
Atendimento odontológico a crianças (5 a 11 anos)
Data: 28/2/2024 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Clínica Odontológica da Unimontes – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)- Prédio 6 – 2º andar, Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro – Avenida Rui Braga, s/nº – Vila Mauricéia – Montes Claros
Informações: (38) 3229-8445
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.