Minas Gerais
Unimontes oferece atendimento psicológico gratuito aos estudantes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) começa a oferecer atendimento psicológico gratuito à comunidade acadêmica, a partir desta terça-feira (14/5), em mais uma estratégia de atenção à Saúde Mental aos estudantes, no campus-sede de Montes Claros, no Norte de Minas. A iniciativa é da equipe de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
A diretora do Centro de Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires, explica que a meta é ampliar a ação futuramente. “Por uma questão de logística vamos iniciar o projeto no CCBS, mas, à medida que os psicólogos da universidade tiverem disponibilidade para atuarem como supervisores, iremos expandir o serviço para outras unidades da Unimontes”, informa.
Segundo ela, o atendimento surgiu a partir da necessidade de atividades práticas por parte dos residentes. Implantado neste primeiro semestre, o Projeto Cuidar foi aprovado pelos membros do conselho departamental da universidade.
A idealizadora do Projeto Cuidar e coordenadora do curso de Odontologia da Unimontes, professora Renata Francine Rodrigues Lima, disse que a meta é motivar os estudantes a procurarem o serviço para que tenham a ajuda adequada.
“Os desafios acadêmicos, sociais e pessoais podem ser avassaladores e é normal sentir-se sobrecarregado ou perdido em determinados momentos. No entanto, buscar ajuda psicológica não é um sinal de fraqueza, mas sim de coragem”, observa Renata.
Ela reforça que a terapia oferece um espaço seguro e confidencial para os interessados explorarem pensamentos, sentimentos e preocupações, que vão desde ansiedade relacionada aos estudos, até questões de identidade e relacionamentos. “Estamos aqui para ajudá-lo a encontrar clareza e desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis”, completa a idealizadora do Projeto Cuidar.
O projeto piloto de atendimento será implementado no CCBS, com a proposta de ser ampliado para os acadêmicos de outros campi da Universidade. Para agendar um horário de atendimento, basta enviar um e-mail para [email protected].
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Geral1 dia atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
GERAL6 dias atrás
Domingos Sávio é a escolha natural de Minas para o Senado em 2026
-
ESPORTES1 dia atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Saúde da região de JF terá 300 milhões
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
3ª AVALIAÇÃO TÉCNICA ATeG AGROINDÚSTRIA
-
ENTRETENIMENTO1 dia atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços