Minas Gerais
Unimontes orienta sobre protocolo sanitário para o retorno das aulas presenciais
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) inicia, na segunda-feira (14/3), o primeiro semestre letivo de 2022, com o retorno das aulas presenciais. O Comitê Gestor – instituído por decisão colegiada pelo Conselho Universitário (Consu) da Unimontes para as situações relacionadas à pandemia de covid-19, estabeleceu os critérios para a volta segura das atividades.
Critérios
Na universidade, serão seguidas as diretrizes do protocolo sanitário de retorno às atividades elaborado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) e, subsidiariamente, aquele implantado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).
Estas normativas foram elaboradas pelo CEPEx e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), considerando pontos como a queda do nível de transmissão da covid-19; aumento da cobertura vacinal; cobertura de imunização na faixa etária da população mais jovem; dentre outros descritos no protocolo estadual.
Na prática
Além da necessidade do uso de máscaras cobrindo boca e nariz, todos os prédios contarão com os suportes com álcool em gel 70% para a higienização permanente. Fica mantida a recomendação de se evitar as aglomerações, abertura de portas e janelas dos ambientes e lavar as mãos com sabão constantemente.
Quanto ao uso do Restaurante Universitário, a utilização das mesas estará restrita a quatro pessoas.
“Reforçamos a toda a comunidade acadêmica a necessidade de seguir todos os procedimentos educativos e de segurança a respeito do retorno presencial seguro”, pontua o professor Marcos Antonio Ferreira, presidente do Comitê Gestor.
Casos especiais
Caso algum estudante apresente sintomas gripais ou mesmo resultado positivo em diagnóstico para covid-19, a recomendação é para não comparecer aos espaços de aula e se comunicar com a coordenação do curso por e-mail. Para estes casos, fica resguardado o tratamento para a continuidade das atividades acadêmicas em regime especial.
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.