Minas Gerais
Unimontes recebe inscrições para cursinho popular

Estão abertas para egressos de escolas públicas as inscrições para ingresso no Cursinho Popular Darcy Ribeiro, projeto de ensino da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que faz parte da Rede Emancipa – Movimento Social de Educação Popular. A iniciativa prepara candidatos para o ingresso nas instituições de ensino superior, para os testes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atua para fortalecer a alfabetização de adultos que vivem em situações de vulnerabilidade socioeconômica.

A aula inaugural está marcada para sábado (7/5), na Escola Estadual Armênio Veloso (Rua Wolfrânio, 192, bairro Lourdes). As inscrições foram abertas em 28/4 e ficam disponíveis durante todo o ano letivo. As aulas são semanais, aos sábados pela manhã, de 8hs às 12h.
As inscrições devem ser feitas por meio deste link. Para confirmar a inscrição e a vaga, é necessário comparecer à Aula Inaugural do cursinho, que funciona no sábado de 8h às 12h e 14h às 18h. Mais informações: Wendy Melissa: (38) 98808-3554. Cursinho
De acordo com a coordenadora geral do Cursinho Darcy Ribeiro, professora doutora do Departamento de História da Unimontes, Bárbara Souto, o cursinho é aberto ao público, sem limite de vagas.
“O Cursinho Popular é um movimento social de educação vinculado à Rede Emancipa, que atua em todo o país. Atendemos estudantes matriculados no Ensino Médio e pessoas que já concluíram o Ensino Médio (de qualquer idade)”, destaca a coordenadora.
O CP Darcy Ribeiro existe em Montes Claros desde 2013 e foi fundado por estudantes universitários. Desde 2020 tem vínculo com a Unimontes, a partir da aprovação do Cursinho como projeto de ensino. Vale destacar ainda que a equipe é composta por voluntários, a maioria acadêmicos da Unimontes.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais