Minas Gerais
Universidade do Estado de Minas Gerais publica edital que oferece auxílios financeiros a calouros
A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), publicou o Edital 2/2024 do Programa Estadual de Assistência Estudantil (Peaes). Dez categorias de auxílios pecuniários são oferecidos a estudantes que ingressaram na instituição no primeiro semestre de 2024, num total de até 543 bolsas.
As inscrições ocorrem entre os dias 17/4 e 14/5, pelo site do Peaes. Os auxílios oferecidos são referentes à moradia; alimentação; transporte; creche; auxílio de inclusão digital; apoio didático-pedagógico; promoção à saúde; promoção à inclusão da pessoa com deficiência (PCD); promoção à cultura; e promoção ao esporte. Cada modalidade possui um valor específico e o número de mensalidades varia entre elas.
O Peaes concede auxílios financeiros aos estudantes de graduação de baixa renda que estejam matriculados em cursos presenciais e em situação regular, de todas as unidades acadêmicas.
De acordo com a Proex, são considerados estudantes de baixa renda o candidato cuja renda familiar, por pessoa, seja igual ou inferior a um salário-mínimo e meio.
O objetivo do programa é contribuir com a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na universidade, evitando a evasão estudantil.
Dúvidas podem ser enviadas aos e-mails do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE); as unidades acadêmicas da Uemg também estão realizando atendimentos, também por meio do NAE.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.