Minas Gerais

Urucuia recebe a Força Estadual para intensificar ações contra as arboviroses

Publicados

em

Com 166 casos confirmados por dengue até o dia 17/5, o município de Urucuia, no Norte de Minas, apresentou elevado índice de notificações, o que levou à intensificação do monitoramento e de ações de prevenção em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por intermédio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, no combate ao mosquito Aedes aegypti. 

No dia 23/5, uma equipe da Força Estadual da SES-MG, composta por 15 agentes, inicia as visitas domiciliares para tratamento focal, conscientização e mobilização da população no controle e redução do vetor, além de remoção de possíveis criadouros, e demais estratégias de acordo com as características do local.

A Força Estadual atua em quatro eixos: controle vetorial, assistência à saúde, vigilância epidemiológica, comunicação e mobilização. A equipe de campo ficará na cidade até o dia 3/6. A GRS de Januária realiza o monitoramento das notificações dos casos de dengue, zika e chikungunya nos 25 municípios de sua abrangência, devido ao período sazonal da proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Ações de prevenção

Desde 16/5, após liberação pela SES-MG, o veículo de Ultra Baixo Volume (UBV), está sendo utilizado no município, tendo em vista que as notificações registradas alcançaram o patamar de incidência acima de 300, o que preconiza a utilização do equipamento. O objetivo da ação é o bloqueio de transmissão do vetor da doença, sendo que neste momento o fumacê irá visitar todos os bairros de Urucuia, cumprindo três ciclos de aplicação.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça-feira, 28 de fevereiro

O secretário municipal de Saúde, Rutilio Eugênio Neto, frisa que a prefeitura está disponibilizando todos os insumos necessários ,conforme cronograma para auxiliar na limpeza de quintais.

Prefeitura de Urucuia / Divulgação (conteúdo audiovisual: clique aqui)

“Esse pacote de ações é de suma importância para prevenção e correção a fim de garantir que Urucuia ficará livre da dengue e outras doenças, proporcionando assim mais condições de saúde e qualidade de vida da população”, diz. Ele ressalta que além dos trabalhos que já vinham sendo realizados, como o bloqueio, feito pelos agentes de endemias, a borrifação pelo carro fumacê, inicia na próxima semana a ação da força tarefa Estadual. Além disso, foi firmada parceria com as outras secretarias para intensificar os trabalhos de educação, promoção e prevenção à saúde dentro do município. “Todos estão empenhados em combater a dengue dentro de Urucuia”, conclui.

A referência técnica de Arboviroses da GRS Januária, Marcus Orestes, ressalta que o trabalho de combate às arboviroses vem sendo realizado no município desde o início do ano, com capacitações dos agentes de endemias por meio de tratamento focal, pesquisa do LIRA/LIA, visitas quinzenais nos pontos estratégicos (PE), capacitação de uso do inseticida com UBV portátil. Segundo a referência, “o trabalho realizado não foi capaz de conter a proliferação do mosquito, necessitando neste momento da Força Estadual para o controle da transmissão das doenças”. 

Leia Também:  Farmacêutica indiana revela planos para expandir operação em Minas

Papel da população

Além disso, o apoio da população é considerado muito importante e pode ocorrer com pequenas atitudes, como: tampar os tonéis e caixas-d’água; manter as calhas sempre limpas; deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo; manter lixeiras bem tampadas; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais; retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Doença

A dengue é uma doença que pode levar a óbito rapidamente. Portanto, caso ocorra febre de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele, deve-se procurar uma unidade de saúde.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Contra a desigualdade de gênero, Laboratória forma 3 mil programadoras

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça-feira, 28 de fevereiro

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA