Minas Gerais
Utramig bate recorde de número de vagas para curso de cuidador de idosos

Minas Gerais é um dos estados com maior número de idosos no Brasil. São 3,7 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que coloca os mineiros no segundo lugar do ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda conforme dados do instituto, em 2030, o número de idosos vai superar, pela primeira vez, o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
Diante desse cenário, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) disponibilizou, nestes seis primeiros meses do ano, o recorde de 589 vagas para o curso de cuidador de idosos, na modalidade educação a distância (EAD).
Em dezembro de 2021, a Utramig e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata, firmaram um Termo de Cooperação Técnica para oferecer o curso de cuidador de idosos, com carga horária de 160 horas, sendo que as aulas estão em andamento. O objetivo é capacitar profissionais para o cuidado integral e humanizado da pessoa idosa, além de qualificar o cuidador sobre as síndromes geriátricas, noções básicas para o atendimento de primeiros socorros do idoso e os fundamentos para a promoção da saúde.
O curso da Utramig também visa assistir o idoso no tocante ao conforto, higiene, alimentação, integridade física e cuidados paliativos no fim da vida, além de promover uma comunicação clara e objetiva com os idosos, suas famílias e equipes de saúde.
Segundo o IBGE, o município de Viçosa apresenta porcentagem de idosos superior à média do país. Atualmente o número de pessoas com 60 anos ou mais representam 11,04% da população. Essa porcentagem é relevante, visto que, a região tem uma população flutuante considerável formada por universitários vindos de outras cidades, estados ou países.
“Sabendo que a pirâmide demográfica brasileira está invertida, uma vez que já somos mais velhos do que jovens, capacitar as pessoas no território, para que elas cuidem dos idosos, é de extrema importância para a Utramig, a fim de atender uma demanda não apenas do mercado de trabalho, mas, principalmente, da sociedade”, conclui o presidente da Fundação, Paulo Azeredo.


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas