Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Utramig bate recorde de número de vagas para curso de cuidador de idosos

Publicados

em

Minas Gerais é um dos estados com maior número de idosos no Brasil. São 3,7 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que coloca os mineiros no segundo lugar do ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda conforme dados do instituto, em 2030, o número de idosos vai superar, pela primeira vez, o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Diante desse cenário, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) disponibilizou, nestes seis primeiros meses do ano, o recorde de 589 vagas para o curso de cuidador de idosos, na modalidade educação a distância (EAD).

Em dezembro de 2021, a Utramig e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata, firmaram um Termo de Cooperação Técnica para oferecer o curso de cuidador de idosos, com carga horária de 160 horas, sendo que as aulas estão em andamento. O objetivo é capacitar profissionais para o cuidado integral e humanizado da pessoa idosa, além de qualificar o cuidador sobre as síndromes geriátricas, noções básicas para o atendimento de primeiros socorros do idoso e os fundamentos para a promoção da saúde.

Leia Também:  5 doenças mentais que mais atingem os idosos

O curso da Utramig também visa assistir o idoso no tocante ao conforto, higiene, alimentação, integridade física e cuidados paliativos no fim da vida, além de promover uma comunicação clara e objetiva com os idosos, suas famílias e equipes de saúde.

Segundo o IBGE, o município de Viçosa apresenta porcentagem de idosos superior à média do país. Atualmente o número de pessoas com 60 anos ou mais representam 11,04% da população. Essa porcentagem é relevante, visto que, a região tem uma população flutuante considerável formada por universitários vindos de outras cidades, estados ou países.

“Sabendo que a pirâmide demográfica brasileira está invertida, uma vez que já somos mais velhos do que jovens, capacitar as pessoas no território, para que elas cuidem dos idosos, é de extrema importância para a Utramig, a fim de atender uma demanda não apenas do mercado de trabalho, mas, principalmente, da sociedade”, conclui o presidente da Fundação, Paulo Azeredo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Abertas as inscrições para curso "Mulheres em Foco"

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA