Minas Gerais

Vice-governador participa de evento voltado ao debate do desenvolvimento sustentável dos municípios

Publicados

em

O vice-governador Professor Mateus participou, na noite desta terça-feira (21/11), da abertura do Delta Fórum 2023, evento organizado pelo Sebrae Minas. Em terceira edição, é considerado um dos principais eventos nacionais voltados ao debate do desenvolvimento econômico sustentável dos municípios.

Marco Evangelista / Imprensa MG

Professor Mateus destacou a parceria entre o Sebrae Minas e o Governo de Minas, que contribui para desenvolvimento econômico e social para os mineiros.

“O Delta Fórum mostra o papel da inovação no cenário de empregos. O evento está na terceira edição e podemos ver que os prefeitos estão muito empolgados para essa discussão sobre inovações para o ambiente de produção, para que a geração de empregos possa continuar aumentando em Minas Geras. Somos o estado que mais gera empregos e mais atrai investimentos e os municípios são também peça fundamental para garantir que a gente continue trabalhando para uma economia cada vez mais dinâmica” disse o vice-governador.

Essa edição do encontro reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários, gestores públicos, especialistas e convidados nacionais e internacionais para compartilhar conhecimentos, boas práticas e tendências sobre desburocratização.

Também governo digital, diversificação econômica, retenção de riquezas, place branding, atração de investimentos, políticas públicas, liderança inovadora, turismo, gastronomia, educação empreendedora, entre outros.

Leia Também:  Agronegócio brasileiro participa de feira na Alemanha e espera negociar US$ 3,5 bilhões

“O Delta Fórum representa oportunidade única para promover reflexão profunda sobre o papel crucial que cada um de nós desempenha na construção de cidades mais propícias para empreender, trabalhar e viver”, disse o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza.

Representando os prefeitos mineiros, José Henriques, prefeito de Cataguases, agradeceu ao Governo de Minas por ter criado o programa Minas Livre Para Crescer.

“Nós fomos o primeiro município da microrregião da Zona da Mata a aderir ao decreto da liberdade econômica e isso nos permitiu avançar mais. Isso facilitou a atração de investimentos e fez com que conseguíssemos aumentar a arrecadação, mesmo na pandemia. Com esse facilitador, a gente consegue criar um ambiente favorável”, destacou.

O programa Minas Livre para Crescer é promovido pelo Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e tem como objetivo tornar Minas Gerais o estado mais livre para se empreender no Brasil, promovendo mais competitividade e atrativos para se investir, propiciando crescimento econômico e maior geração de emprego e renda.

Marco Evangelista / Imprensa MG

Parceria

Reforçando a colaboração com o Sebrae Minas, secretarias do governo do Estado assinaram no Delta Fórum, os Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) para estimular o empreendedorismo e a inovação nos diferentes territórios de Minas Gerais, além de ampliar o acesso a crédito e serviços financeiros para pequenos negócios do estado.

Leia Também:  Governo de Minas envia substitutivo ao projeto de reajuste salarial

Pela Sede, o acordo é para a realização conjunta do programa Cidades do Futuro.

A iniciativa tem como principal objetivo impulsionar a inovação e a digitalização em municípios de Minas Gerais, por meio do fortalecimento dos ecossistemas de inovação, estímulo às startups e à adoção de marcos de inovação, para a promoção do desenvolvimento de cidades inteligentes.

Pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), acordo para a atuação conjunta no programa Comunidade Empreendedora.

A iniciativa tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo em regiões de baixo dinamismo econômico: comunidades, vilas ou favelas de Minas Gerais. A parceria integra esforços para impulsionar potenciais empreendedores e micro e pequenas empresas nas comunidades participantes. A expectativa é realizar 21 mil atendimentos pelo programa até o final de 2024.

E pela Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), o acordo é para a promoção do mercado de gás natural na região Centro-Oeste do estado. Por meio da parceria, serão realizadas ações para estimular o empreendedorismo e o fortalecimento de pequenos negócios que fazem parte da cadeia produtiva do setor.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Empresas do setor de bebidas quentes são alvos da operação Hangover
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA