Minas Gerais

Viçosa sedia 36ª edição de Fórum Regional de Educação Ambiental

Publicados

em

Na Semana do Meio Ambiente, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) está realizando a 36ª edição do Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) em Viçosa, na Zona da Mata, nos dias 6 e 7/6.

O encontro reúne cerca de 600 pessoas durante dois dias e termina nesta sexta-feira (7/6), abordando como tema central a Bacia do Rio Piranga. “O fórum envolve os atores sociais nas discussões de questões ambientais e proposição de ações em níveis locais, regionais e globais”, explica Renato Gomes, analista ambiental do IEF e coordenador geral do ForEa.

O ForEA é realizado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA) Zona da Mata, do IEF, com participação da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Ponte Nova, dentre outros parceiros.

“O grande objetivo é o envolvimento de gestores municipais na educação e na extensão ambiental a partir da construção dos conhecimentos e proposições construídas durante o trabalho do fórum”, destaca o analista ambiental.

Programação

O evento promove apresentações culturais, exposições e premiações de personalidades, que em seu dia a dia contribuem com a educação ambiental e sua interdisciplinaridade em diversos aspectos.

Leia Também:  Polícia Civil de Minas Gerais envia equipe de apoio ao Rio Grande do Sul

Além disso, são realizadas oficinas, que têm como público alvo gestores municipais, trabalhadores do setor da educação e alunos das escolas da região, se tornando um espaço plural e aberto à participação de toda a sociedade.

Crianças das escolas municipais da região também apresentam, durante o Fórum, o Projeto Pássaro Cativo, que mostra finalidades para gaiolas que não sejam prender pássaros. Por meio de manifestações artísticas como dança, música e uma exposição de arte feita a partir do uso de gaiolas, o tema ligado à fauna é trabalhado com os alunos.

A programação inclui ainda algumas homenagens, como a Betty Giovanoni, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, fundadora e primeira secretária executiva do Consórcio Interestadual do Rio Carangola (Cibarc) e co-fundadora do ForEa. “É sempre uma grande realização estar em fórum como esse e ver como essa iniciativa cresceu e agregou parceiros ao longo desses anos de atuação”, diz.

Ao lado dela, também houve o reconhecimento do professor Ulysses Biffano, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e de Maria Izabel Monteiro Marinho de Souza, atual 1ª secretária executiva da CIEA Zona da Mata.

Leia Também:  VII Encontro Mineiro de Conselheiros de Educação e o XIX Encontro Regional da UNCME

Em Viçosa, o evento está sendo realizado com apoio da prefeitura municipal e gera expectativa de trazer bons resultados para a secretária adjunta de Educação da cidade, Maria Aparecida de Jesus Souza. “Ficamos felizes com o grande envolvimento da sociedade e esperamos que a partir daqui surjam grandes discussões e construções de políticas públicas que contribuam para os desafios ambientais que estamos vivenciando”.

O ForEA

O ForEA é hoje o principal instrumento de ação da CIEA Zona da Mata Mineira, que direciona esforços para a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental na região, fomentando a criação de uma gestão compartilhada entre os atores sociais envolvidos nesta iniciativa. O Fórum é reconhecido nacionalmente por meio de prêmios e intercâmbio de experiências.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo do Estado fará promoção do Destino Minas no Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA