Minas Gerais
Vigilância Sanitária estadual disponibiliza carta de serviços à população
A atuação da Vigilância Sanitária (Visa) está presente no dia a dia das pessoas e interfere diretamente em importantes situações, como na segurança de ambientes que frequentamos, dos alimentos consumidos, dos medicamentos, dos cosméticos, dos produtos para a saúde, dos hospitais, laboratórios, farmácias, creches, supermercados, bares e restaurantes entre outros tantos locais que atendem à população. Com o objetivo de apresentar o conjunto de serviços prestados pelo órgão em todo o estado, e também facilitar a consulta e o acesso das informações pelos usuários, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulga a Carta de Serviços da Vigilância Sanitária Estadual.

O documento, que está publicado no site da SES-MG, aborda, de forma introdutória, o papel da Visa na promoção, prevenção e proteção à saúde da população. A carta de serviços também apresenta os 12 tipos de serviços prestados pelo órgão, de modo complementar aos municípios, contendo a descrição, o público-alvo, o tempo estimado para atendimento às solicitações, etapas para acessar o serviço e informações complementares.
Segundo a coordenadora de Gestão da Qualidade da Superintendência de Vigilância Sanitária da SES-MG, Estefânia Viana Sampaio, a carta é direcionada aos cidadãos, profissionais de saúde, responsáveis por estabelecimentos e serviços sujeitos ao controle sanitário e, também, a todas as pessoas interessadas em conhecer os serviços e etapas necessárias para o acesso.
“A Carta de Serviços é um documento importante para realizar a comunicação com as pessoas, fornecendo as informações para acesso aos serviços de forma objetiva e consolidada, já que, frequentemente, a Vigilância Sanitária recebe questionamentos de cidadãos, profissionais e representantes de empresas sobre os procedimentos necessários para solicitar os serviços, documentação necessária, tempo de resposta, dentre outras dúvidas”, explica.
Ainda de acordo com a coordenadora, além de informar às pessoas, o documento esclarece sobre trabalho realizado pelos profissionais do órgão, muitas vezes desconhecido pelo público em geral. Para grande parte dos serviços prestados, foram adotados procedimentos em que o solicitante não precisa mais ir ao balcão de atendimento para entregar documentação ou tirar dúvidas. As solicitações e consultas podem ser feitas de forma on-line, dando agilidade e proporcionando comodidade aos usuários.
“A Vigilância Sanitária estadual busca continuamente melhorar seus serviços, informatizando e simplificando procedimentos, e é importante que os usuários tenham uma ferramenta de consulta atualizada ”, complementa Estefânia Sampaio.
As ações da Vigilância Sanitária são executadas por uma rede descentralizada de serviços em âmbito local, pelos municípios, no âmbito estadual, de forma complementar e, também, na esfera federal, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Antes de solicitar o serviço ao estado, é importante que os usuários entrem em contato com o municipal para identificar a competência de atuação e os procedimentos próprios”, finaliza a coordenadora.
Acesso à Carta de Serviços
O documento está disponível no Portal de Vigilância em Saúde e será atualizado à medida que novas práticas estão sendo implementadas para facilitar e simplificar a prestação dos serviços aos usuários.
O acesso à carta de serviços é por meio deste link. Após abrir a página, é só clicar em Vigilância sanitária > Serviços de Visa > Apresentação > Carta de Seviços
E, também, no Portal do Governo de Minas Gerais.
Os serviços descritos no documento são:
– Realizar denúncias/reclamações/sugestões de estabelecimentos e/ou produtos – Vigilância Sanitária;
– Solicitar Alvará Sanitário para estabelecimentos de alto risco;
– Solicitar Alvará Sanitário para estabelecimentos de baixo risco;
– Solicitar avaliação de projeto arquitetônico;
– Obter cadastro de farmácias para manipulação de hormônios, citostáticos e substâncias de baixo índice terapêutico (SBIT);
– Obter cadastro de hospitais para utilização do misoprostol;
– Solicitar cadastro de drogarias e farmácias para comercialização de retinóides;
– Obter cadastro de prescritores e fornecimento de talonários e numeração de notificações de prescrição de medicamentos sujeitos ao controle especial;
– Solicitar termo de abertura e encerramento de Livros de Receituário Geral de farmácia de manipulação;
– Notificar início de fabricação de produtos alimentícios dispensados de registro;
– Obter Certidão de Venda Livre para Exportação de Alimentos (CVLEA);
– Cadastrar e/ou consultar serviços no programa estadual de controle da qualidade em mamografia (PECQMamo).
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásTrem Ouro Preto/Mariana pode voltar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásTremor não impacta as barragens
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásLei autoriza controle populacional do javali&europeu
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásAgro mineiro bate recorde em exportações
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásBocaiúva inaugura obras do Anel Viário
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAgronegócio mineiro cresce
-
Coluna Minas Gerais18 horas atrásUFU vai mudar vestibular 2026



