Minas Gerais
Vinte e oito equipes municipais se classificam para a Etapa Estadual do Jimi Futsal
Entre os dias 30/4 e 5/5, equipes de todas as regiões do estado se enfrentaram pela Etapa Microrregional dos Jogos do Interior de Minas Futsal (Jimi). Agora, 28 times classificados se preparam para a Etapa Estadual, que será sediada em Ponte Nova.
A próxima fase da competição acontece entre os dias 29/5 e 2/6. O município sede foi anunciado nessa segunda-feira (6/5) pelo subsecretário de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), Tomás Mendes, em parceria com o secretário de Esportes de Ponte Nova, Marcos Dias.
Marcos celebrou o retorno do Jimi, inicialmente com as modalidades femininas e masculinas de futsal. O secretário também agradeceu à Sedese pela oportunidade de receber a Etapa Estadual do evento. “Para nós, é uma grande honra termos em Ponte Nova uma das maiores competições do Brasil. Serão bem-vindas todas as cidades de Minas”, disse.
O diretor de Incentivo ao Esporte de Participação e Rendimento da Sedese, Samuel Souza, também comemora a retomada do Jimi, e explica que “o retorno acontece de forma gradual neste ano, com o futsal sendo disputado por toda Minas Gerais. A médio prazo, vamos trabalhar pela retomada tradicional, com todas as modalidades”.
Jimi
O Jimi é um programa desenvolvido pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Esportes e prefeituras municipais, e busca promover o esporte em Minas Gerais. A primeira etapa aconteceu em sete cidades e contou com cerca de 150 partidas.
Cronograma
Passada a Etapa Microrregional, o Jimi Futsal cumpre o seguinte cronograma:
- 6/5 a 9/5 – Gerenciamento de Equipe e substituição de atletas;
- 10/5 – Reunião on-line para confirmação de participação e sorteio das chaves da Etapa Estadual;
- 17/5 – Publicação do chaveamento e tabela;
- 19/5 a 2/6 – Execução do evento;
Cidades classificadas
Um total de 28 equipes mineiras se classificaram para a Etapa Estadual. São os dois primeiros colocados em cada uma das microrregiões, em cada modalidade (feminino e masculino). Os vencedores foram:
JEQUITINHONHA
Feminino – Itaobim / Pedra Azul
Masculino – Pedra Azul / Teófilo Otoni
METROPOLITANA
Feminino – João Monlevade / Mariana
Masculino – Ouro Preto / Joao Monlevade
NORTE-CENTRAL
Feminino – Salinas / Montes Claros
Masculino – Inimutaba / Curvelo
SUDOESTE-OESTE
Feminino – Nova Serrana / Pará De Minas
Masculino – Nova Serrana / Itaúna
SUL
Masculino – São Lourenço / Três Corações
TRIANGULO – NOROESTE
Feminino – Uberlândia / Uberaba
Masculino – Araguari / Sacramento
VERTENTES-MATA
Feminino – São João del-Rei / Piranga
Masculino – Congonhas / Conselheiro Lafaiete
CAPARAÓ – VALE DO AÇO E RIO DOCE
Masculino – Manhumirim / Coronel Fabriciano
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.