Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo terminam nesta sexta-feira (24/6) em Minas

Publicados

em

A cobertura vacinal do público prioritário contra gripe e sarampo está baixa em todo o estado. O prazo para imunização desses grupos nas campanhas nacionais termina nesta sexta-feira (24/6). A Secretaria de Estado da Saúde em Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância de se garantir a proteção do público-alvo das campanhas. Com a chegada do inverno no último dia 21/6, aumentam os casos principalmente de doenças respiratórias. Portanto, quem ainda não se vacinou, deve procurar, o mais rápido  possível, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para fazer a imunização contra a gripe e o sarampo. 

Até esta quinta-feira (23/6), a SES-MG ainda não havia recebido orientações do Ministério da Saúde em relação a uma possível nova prorrogação dessas campanhas para esses públicos prioritários. No caso da influenza, a cobertura vacinal geral para os grupos de crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas indígenas, idosos e professores está em 64,6%. No entanto, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de, no mínimo, 90%. 

Também até esta quinta-feira, a cobertura por público específico na campanha de imunização contra a gripe estava mais baixa ainda entre gestantes (41%), seguida por puérperas (46,2%), crianças (53,3%) e professores (59%). Mais próximo da meta de vacinação estavam os povos indígenas (74,3%), trabalhadores de saúde (70,8%) e idosos (69,2%). 

Leia Também:  Governo aprimora políticas para os servidores públicos estaduais

A imunização contra o sarampo, que tem como públicos prioritários crianças de seis meses a menores de 5 anos e trabalhadores da saúde, também continua aquém da meta de 95%. Para o grupo de crianças, atingiu 57,93% nesta quinta-feira. Já para trabalhadores da saúde está ainda mais baixa: 52,1%. 

Deste o mês passado, a SES-MG tem intensificado as ações para alcançar as metas vacinais estabelecidas para os grupos prioritários das campanhas. Em memorando enviado aos coordenadores dos núcleos de vigilância epidemiológica no Estado solicitou, por exemplo,  a adoção de outras medidas, como a busca ativa de não-vacinados e da vacinação extramuro, visando melhorar o desempenho da vacinação contra a influenza e contra o sarampo. 

A Secretaria de Estado de Saúde lembra a importância dos grupos prioritários procurarem as Unidades Básica de Saúde para garantir a imunização, tendo em vista que a vacinação é a forma mais segura e eficaz de interromper a circulação de vírus e evitar a sobrecarga no sistema de saúde, com hospitalizações, complicações impostas pela doenças e até óbitos. 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta terça-feira, 25 de janeiro

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA