Polícia
Ações de repressão a estelionatos terminam com quatro prisões
Em duas ações distintas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) efetuou a prisão de quatro homens pelo crime de estelionato, em Belo Horizonte e na cidade de Confins, na Região Metropolitana. Todos os investigados foram detidos em flagrante, na noite da última sexta-feira (18/11), por equipes da Patrulha Unificada Metropolitana de Apoio (Puma).
Na primeira ação, três suspeitos – de 18, 19 e 24 anos – foram surpreendidos em flagrante nos bairros Lagoinha e Urca, na capital. De acordo com o apurado, os investigados adquiriam por telefone produtos, com pagamento via Pix, e, em seguida, encaminhavam ao estabelecimento comprovantes falsos das transações.
Ainda conforme os levantamentos, os suspeitos mantinham no centro de Belo Horizonte um comércio, por meio do qual qualquer pessoa poderia comprar os mesmos produtos a preços abaixo do mercado. Os endereços onde eles foram surpreendidos seriam os pontos de entrega das mercadorias.
Já no segundo caso em apuração, foi preso um homem, de 40 anos, que iria embarcar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves com destino a São Paulo. Ele tentava o voo utilizando um bilhete emitido na conta de um policial civil, o que levantou suspeitas. Ao ser indagado pelos policiais, o investigado alegou que comprou a passagem pela metade do preço normal, por meio de contatos em aplicativo de mensagens.
Todos os presos foram encaminhados às respectivas Delegacias de Plantão (Deplans), sendo os casos submetidos à apreciação da Central Estadual do Plantão Digital.
Fonte: Polícia Civil MG
Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados
Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásFilarmônica de Varginha em turnê histórica
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásTrem Ouro Preto/Mariana pode voltar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásTremor não impacta as barragens
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrásLei autoriza controle populacional do javali&europeu
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásAgro mineiro bate recorde em exportações
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrásBocaiúva inaugura obras do Anel Viário
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásAgronegócio mineiro cresce
-
Coluna Minas Gerais16 horas atrásUFU vai mudar vestibular 2026



