Polícia
BH: PCMG recupera em São Paulo material furtado em residência de luxo

Na última terça-feira (19/3), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, na capital do estado de São Paulo, a operação Aclimação, que resultou na recuperação de objetos furtados em residências de luxo da região Centro-Sul de Belo Horizonte, no final de 2023.
De acordo com as investigações, três ocorrências foram registradas com o mesmo modo de atuação dos suspeitos. Policiais da 1ª Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto e Roubo, pertencente ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), apuraram que os envolvidos são integrantes de uma organização criminosa que atua nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Minas Gerais.
Segundo registros criminais, somente em uma residência foram subtraídos, mediante violência aos moradores, objetos e valores de quantia superior a R$ 800 mil. Um veículo, utilizado em um dos furtos no Rio Grande do Sul, foi apreendido. Dois suspeitos, de 22 e 38 anos, foram identificados.
Modo de atuação
Apurações apontam que os suspeitos faziam uso de boas vestimentas para acessar os condomínios. Policiais encontraram na residência de um dos envolvidos, as roupas utilizadas em outras ações criminosas, além de chaves mixas e tags de acesso a portarias eletrônicas. Foi levantado que os dispositivos eram utilizados de forma furtiva, com intuito de ludibriar porteiros. A informação do não funcionamento da tag confundia o funcionário, que por sua vez liberava o acesso às dependências comuns dos condomínios. Assim, os investigados obtinham livre acesso para a escolha do apartamento que iriam cometer o crime.
As investigações continuam.
A ação contou com o apoio de policiais da 4ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Condomínios e Residências e da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (DISCCPAT) do estado de São Paulo.
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Luís Eduardo Falcão Ferreira é eleito presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) para a gestão 2025&2028
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falcão é eleito presidente da AMM
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Imersão Indústria é um marco de inovação e conectividade para o setor industrial
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Projeto Descobrir integra novos presidentes de sindicatos rurais
-
Coluna Minas Gerais1 dia atrás
Uberaba lança Circuito Viva o Centro