Polícia
Delegacia de Atendimento à Mulher é inaugurada em Juatuba

Cerca de 200 pessoas participaram, na manhã desta quarta-feira (8/3), da inauguração da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Juatuba, região Central de Minas. A unidade irá disponibilizar à população atendimento psicossocial, brinquedoteca e espaço da mulher, visando ao devido acolhimento e valorização das vítimas.
A instalação da nova unidade na cidade é resultado dos esforços conjuntos da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia Regional em Juatuba, e da Prefeitura Municipal, que, desde 2021, se empenham para aperfeiçoar o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.
Foram convidados para o descerramento da placa de inauguração da Deam a chefe interina da PCMG, delegada-geral Irene Angélica Franco e Silva Leroy; o prefeito de Juatuba, Antônio Adônis Pereira; o delegado regional em Juatuba, delegado Felipe Fonseca Peres; e a titular da Deam em Juatuba, delegada Raquel Gontijo Melo Franco Luquine.
Inauguração
Durante cerimônia de inauguração, a chefe interina da PCMG ressaltou a presença da delegada aposentada Elaine Matozinhos, profissional que contribuiu para a criação da primeira delegacia de mulheres em Minas Gerais. “Isso tudo é sobre plantar sementes; o que se está fazendo hoje é plantar uma semente. A semente que foi plantada nessa estrutura maravilhosa irá resultar em frutos rapidamente, porque é muito diferenciado o que uma Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher pode fazer para a sua comunidade”, destaca Irene.
O delegado regional Felipe Fonseca Peres, representando na solenidade o chefe do 2º Departamento César Augusto Monteiro Alves Junior, falou sobre a importância da instalação da Deam na cidade, a qual irá contribuir de forma fundamental no combate aos altos índices de violência contra a mulher constatado no últimos meses. “A Polícia Civil está aqui deixando um recado de que as mulheres são bem acolhidas pelo Estado e pela Prefeitura, e que elas merecem isso”, reforçou.
Autoridades presentes
Além das autoridades já citadas, participaram do evento os deputados estaduais Delegado Christiano Xavier e Maurício Lemes de Carvalho; o deputado federal Gustavo Mitre; a secretária municipal de assistência social, Luana Cristina da Costa Silva Rocha; a inspetora-geral de escrivães da PCMG, Luciene Cardodo Murta Vilela; a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Mila Costa; o tenente da Polícia Militar em Juatuba, Thiago Cesar Moreira Batista; a vice-prefeita de Juatuba Maria Celia Silva; o presidente da Câmara de Juatuba, Alaecio da Luz Pinto; a delegada-geral aposentada Elaine Matozinhos; além de representantes de entidades sindicais, prefeitos e vereadores das cidades de Mateus Leme, Igarapé e Florestal, entre outras autoridades locais.
Fonte: Polícia Civil MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor