Polícia

Delegacias de Polícia Civil em 33 municípios recebem 48 novas viaturas

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Em mais uma ação voltada ao reforço da segurança em todo o estado, o Governo de Minas entregou na tarde desta segunda-feira (15/4), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, 48 novas viaturas para a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A frota será direcionada para 33 municípios de diferentes regiões do estado.

Os recursos investidos na aquisição dos veículos são provenientes de convênios federais, transferências especiais e emendas estaduais e somam cerca de R$ 5,7 milhões. Serão distribuídas viaturas caracterizadas e descaracterizadas, conforme necessidade da unidade policial, com o objetivo de fortalecer os trabalhos de polícia judiciária e, consequentemente, as investigações e ações de repressão ao crime.

A chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, durante a solenidade, disse que o esforço para equipar as forças de segurança é diretriz de governo e, internamente na Polícia Civil, de gestão. “Nós temos aqui mulheres e homens que dedicam-se dia a dia para que nós tenhamos a melhor entrega para os mineiros. Podem ter a certeza de que esses recursos aqui investidos realmente serão muito bem utilizados para as nossas unidades territoriais e especializadas”, assegurou.

Leia Também:  Homem é preso por receptação em Pirapora e veículo é recuperado

Também presente na solenidade, entre outras autoridades, o secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares, destacou que “o sentimento de segurança da população mineira só cresce. Isso não ocorre por mágica e sim pelo empenho dos policiais. Com essas entregas, a população se sente ainda mais segura. E isso só é possível pelo excelente trabalho da Polícia Civil, assim como toda a segurança pública do estado”.

Municípios contemplados

No total, serão contempladas delegacias de Polícia Civil sediadas em 33 municípios: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Esmeraldas, Ibirité, Mário Campos, Ribeirão das Neves, Lagoa Santa, Santa Luzia, Taquaraçu de Minas, Juiz de Fora, Planura, Passatempo, Três Corações, Bom Despacho, Pará de Minas, Ituiutaba, Santa Vitória, Lagoa Grande, Patos de Minas, Janaúba, Mato Verde, Montes Claros, São Francisco, Caratinga, Barbacena, Diamantina, Caxambu, Inconfidentes, Itajubá, Carmo do Rio Claro, Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso.

Investimentos

Nos últimos cinco anos, diversos investimentos foram direcionados à PCMG, possibilitando incremento na frota, em armamento e equipamentos, melhorias estruturais nas unidades e reforço no quadro de pessoal. De 2019 a 2023, foram adquiridas 1.211 viaturas para a instituição. De janeiro a dezembro do último ano, houve investimento em equipamentos como armas, coletes, placas balísticas e munições de diversos calibres.

Leia Também:  Projeto Chame a Frida é lançado em João Monlevade

*Texto adaptado da Agência Minas/ Fotos: Gil Leonardi / Imprensa MG

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Publicados

em

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12  foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga.  A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.

Ontem 2/1  a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra segunda fase da operação Rio de Metal

O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.

O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA