Polícia

Delegado de Formiga participa de treinamento na França

Publicados

em

Divulgação/PCMG

O delegado da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) Danilo César Bicalho, lotado na Delegacia Regional em Formiga, pertencente ao 7º Departamento de Polícia Civil, participou do intercâmbio internacional na França com unidades de elite da Europa. O workshop, promovido pela Recherche, Assistance, Intervention, Dissuasion (RAID), unidade de elite da polícia nacional francesa, aconteceu entre os dias 10 e 14 deste mês, na cidade de Lyon, e teve por objetivo a troca de conhecimentos no âmbito operacional.

O evento foi realizado pelos brasileiros Joab Costa e Umberto Sampaio, ambos instrutores internacionais, em conjunto com as unidades francesas, e contou com a participação dos operadores do 1º RPIMA (forças especiais do Exército Francês), do CPA10 (forças especiais da Aeronáutica Francesa), do GIS (força de intervenção tática da Itália) e do GIPG (forças especiais policiais da Suíça). Na oportunidade, foram realizados treinamentos operacionais em diversos cenários, a exemplo de intervenção em ônibus dominado por sequestrador, combate urbano, atirador ativo em escola, dentre outros.

Leia Também:  TJMG participa de seminário sobre saúde mental

Já entre os dias 17 e 20, o treinamento foi realizado em Toulose, juntamente com a Groupe d’Intervention de La Gendarmerie Nationale (GIGN), unidade de elite com estruturara militarizada.

Danilo César ressalta a importância do treinamento. “Foi uma experiência única, estar entre forças especiais europeias, aprendendo técnicas operacionais e conhecendo equipamentos de ponta, cujo aprendizado agregará sobremaneira o desempenho das atividades operacionais no âmbito em que atuamos, com disseminação do conteúdo, de forma a multiplicar o conhecimento”, disse.

Além do delegado, outros quatro policiais brasileiros também estiveram presentes: Douglas Pithon (coordenador de Operações do COE – PCBA), Irlan Calaça (comandante da Força Tática – PMSE), Itamar Galvão (atirador de precisão do Bope – PMPE) e Jonatas Alves (Chefe de Instrução da Core – PCPE).

Fonte: Polícia Civil MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Publicados

em

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12  foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga.  A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.

Ontem 2/1  a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.

Leia Também:  Coordenador do TCE participa de 1º Encontro Nacional de Auditoria Financeira

O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.

O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA