Pesquisar
Close this search box.

Polícia

HPC oferece atendimento para bem-estar físico e mental dos servidores

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Instituído em 1994 pela Lei 11.724, o Hospital da Polícia Civil (HPC) possui atualmente 28 mil pacientes cadastrados, entre policiais civis ativos e aposentados, servidores administrativos e dependentes. Subordinado à Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais, o HPC não possui fins lucrativos.

Sediado na capital mineira, o HPC atende em duas unidades, ambas na região Centro-Sul de Belo Horizonte: uma no bairro Boa Viagem, destinada aos atendimentos odontológicos, e o Centro Biopsicossocial, situado no Barro Preto, que oferece serviços médicos em diversas especialidades, incluindo cardiologia, clínica médica, ginecologia, urologia, dermatologia, oftalmologia, psiquiatria, otorrinolaringologia e endocrinologia.

O Hospital da Polícia Civil ainda oferece vacina contra Influenza anualmente aos servidores.

Centro Biopsicossocial

Até o início de novembro de 2023, todo o atendimento, tanto médico quanto odontológico, era realizado na unidade do bairro Boa Viagem. Inaugurado no dia 10 daquele mês, o Centro Biopsicossocial foi instalado em um prédio que possui 50 salas, endereço onde também funciona a Diretoria de Perícias Médicas.

Leia Também:  PCMG aborda combate à violência familiar contra criança e adolescente

Na unidade, há ainda atendimentos fisioterapêuticos, fonoaudiológicos, farmacêuticos, de enfermagem, nutricionais, psicoterapêuticos, de serviço social e assistência espiritual, que atuam de forma cooperativa e multidisciplinar a fim de oferecer uma assistência que englobe a saúde em sua dimensão mais completa.

Atendimentos

Em 2023 foram realizados 10.007 atendimentos médicos e 13.515 odontológicos. Em relação às áreas de fonoaudiologia, nutrição, enfermagem, psicologia, serviço social e fisioterapia, em 2023, foram realizados 18.427 atendimentos.

Para ser atendido no HPC basta realizar o agendamento por telefone ou pessoalmente. Apenas atendimento no Plantão Psicológico e casos de urgência odontológica, como dor ou fratura dentária, são atendidos sem agendamento.

Saúde mental

Além de atendimento psiquiátrico, o HPC oferece tratamento psicológico aos servidores ativos que expressem interesse e necessidade. Para iniciar a psicoterapia, o servidor deverá passar por um acolhimento inicial com a assistente social, responsável por agendar a primeira sessão com o setor de Psicologia.

Além disso, os servidores têm à disposição o Plantão Psicológico. Por meio da escuta empática, da acolhida e do apoio emocional, os profissionais estão disponíveis para oferecer suporte aos servidores e seus dependentes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Leia Também:  Minas receberá piloto de novo projeto para atendimento a jovens no cumprimento de medidas socioeducativas 

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Contagem: Operação Nêmesis investiga grupo criminoso por homicídios

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA