Polícia
Montes Claros: PCMG apresenta balanço dos trabalhos realizados em 2022

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), na quarta-feira (11/1), apresentou os resultados alcançados em 2022 pelas forças de segurança pública da 11º Região Integrada de Segurança Pública, em Montes Claros, Norte do estado. Além da Polícia Civil, apresentaram seus dados a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Penal e a Polícia Federal.
O chefe do 11º Departamento, delegado-geral Jurandir Rodrigues César Filho, destacou os trabalhos policiais prestados na área de atuação, os quais contribuíram para o contínuo controle dos índices de crimes violentos no Norte de Minas, inclusive homicídios. Ele ainda ressaltou que 2022 foi um ano de desafios para as forças de segurança pública que buscaram manter e reduzir os índices em um momento de retomada das atividades por parte da população, marcado pelo período pós-pandemia.
Combate à criminalidade
Entre os meses de janeiro e outubro de 2022, foram despachadas 56 mil ocorrências e instaurados 21 mil procedimentos pelas unidades policiais, sendo que mais de 15 mil procedimentos foram concluídos. No decorrer do ano, foram realizadas 194 operações de repressão qualificada aos crimes violentos no âmbito do 11º Departamento.
Emissão de identidade e banca examinadora
Foram expedidas mais de 66 mil carteiras de identidade, ressaltando-se a implementação da identidade digital, sem restrição de cédulas, com entrega pelos correios, permitindo melhor acesso à população. Quanto à banca examinadora, foram aplicados 85.251 exames de legislação e de direção veicular.
Investimentos
De acordo com o chefe de departamento, em 2022, com o compromisso do Governo em promover melhorias nas unidades e ampliar as estruturas da Polícia Civil, a instituição investiu no seu fortalecimento. Entre os principais projetos estão: a criação do Posto Médico Legal em Taiobeiras, com a designação de três médicos-legistas; a criação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) também em Taiobeiras, com a designação de uma delegada e de uma escrivã para atuarem na unidade; a reforma da Delegacia de Plantão em Montes Claros; a reforma da Delegacia de Polícia Civil em Francisco Sá; a reforma do prédio que abrigará a delegacia em Montalvânia.
Jurandir Filho também enfatizou o compromisso do Estado no fortalecimento da PCMG por meio de concursos anuais e regulares. Em 2022, o 11º Departamento recebeu reposições e incremento de mais 25 novos policiais.
3ª Central Estadual do Plantão Digital Norte
Outro grande investimento da chefia da Polícia Civil foi a criação da 3ª Central Estadual do Plantão Digital Norte, que recebeu 40 escrivães e 20 delegados e está em fase de implementação em Montes Claros, para atender aos Departamentos da PCMG em Montes Claros, Curvelo, Unaí e Teófilo Otoni, abrangendo 14 delegacias regionais, 206 municípios, com 3,5 milhões de habitantes no total (19% do estado). Essa modalidade de trabalho digital vai permitir que todos os delegados e escrivães desses departamentos, antes envolvidos em escalas de expediente e plantão, possam dedicar-se, exclusivamente, ao expediente, conduzindo as investigações e atendendo ao público, contribuindo para o controle e redução da criminalidade do estado considerado o mais seguro do Brasil.
A criação do Laboratório de Lavagem de Dinheiro na sede do 11º Departamento, visando o combate ao poder econômico das organizações criminosas, também foi destacado pelo chefe do departamento. Além disso, foram destinados para a região do 11º Departamento cerca de R$ 5 milhões por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), revertidos em 200 computadores, 30 viaturas e mobiliários para as unidades, sendo estes os principais instrumentos de trabalho do policial.
Para finalizar, o delegado ressalta a importância dos trabalhos integrados entre as forças de segurança da 11ª RISP como fator preponderante para a redução dos índices de criminalidade violenta na última década e seu controle no pós-pandemia.
Fonte: Polícia Civil MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais