Polícia
Motorista Padrão: Detran-MG homenageia motoristas e motociclistas
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou nesta terça-feira (22/11), a entrega do 62º Prêmio Motorista e Motociclista Padrão, promovido pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Neste ano, 383 condutores profissionais se inscreveram na tradicional premiação, que visa estimular atitudes responsáveis e posturas cidadãs na condução de veículos, tendo como foco a valorização da vida.
A seleção dos homenageados foi realizada por uma comissão, designada pelo diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, composta por representantes indicados por órgãos, instituições e entidades de trânsito e transporte de Minas Gerais. Para a escolha foram analisadas todas as boas práticas dos motoristas, além do tempo de serviço na profissão, cursos relacionados a trânsito e elogios de usuários.
O diretor do Detran-MG parabenizou a todos os homenageados e destacou o quanto é valoroso a postura responsável desses profissionais no trânsito. “O trabalho de vocês demonstra o quanto são apaixonados e responsáveis na função que desempenham, mesmo diante dos desafios, se dedicam diariamente e se especializam na condução dos veículos. “É com orgulho que há 62 anos, o Detran-MG vem realizando essa premiação, e hoje, como gestor desse Departamento, me sinto honrado em homenagear cada um de vocês pelo profissionalismo, elogiou o delegado Eurico Cunha.
Para a coordenadora de Educação de Trânsito do Detran-MG, a delegada Jacqueline de Oliveira Ferraz, “o cumprimento e o respeito às leis de trânsito é o fator fundamental para estarem aqui hoje, sendo premiados e reconhecidos como verdadeiros profissionais, pois, graças à dedicação de cada um de vocês no trânsito, muitas pessoas saem e chegam seguras em suas casas. O respeito ao trânsito, sem dúvida, promove a prevenção de acidentes”, afirma a coordenadora Jacqueline.
Um dos homenageados, o condutor na categoria transporte de emergência hospitalar, o condutor Carlos Antônio Mesquita Junior com muita emoção e felicidade homenageou e agradeceu sua equipe de trabalho e declarou o quanto é gratificante quando, “ao socorrer um acidentado e sair às pressas pela cidade, sem desrespeitar as regras de trânsito, conseguimos salvar uma vida. Apesar do trabalho demandar 24 horas de dedicação é sempre um prazer realizar estar nas ruas todos os dias, declarou Carlos Antônio.
A cerimônia foi realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), na capital. Os premiados receberam diplomas e medalhas pelos destaques em suas categorias, além de presentes oferecidos pelas empresas para as quais trabalham (ou prestam serviços).
Confira a relação dos ganhadores do prêmio em 2022:
•Categoria: Transporte Coletivo de Passageiros Rodoviário: Daniel Diolindo Alves e Vitor Rodrigues.
•Categoria: Transporte Coletivo de Passageiros Metropolitano: Heber Caixeta e José Aparecido de Oliveira.
•Categoria Transporte Coletivo de Passageiro Urbano: Mauro Vitor de Paiva e Edmilson Silva.
•Categoria Transporte Escolar: Cesar Barbosa Gomes e Fabiano José de Oliveira.
•Categoria Transporte de Emergência Hospitalar: Carlos Antônio Mesquita Junior e Eduardo Lodeiro Alves.
•Mototaxista: Marcos Felipe Custódio.
•Categoria Motofretista: Robson Leandro da Silva e Leonardo Pereira Costa Silva.
•Categoria Transporte de Cargas: José Geraldo de Souza e Nilson Resende.
•Categoria Taxi: Márcio José Zille e Gilmar Oliveira da Silva.
•Categoria Órgão Público: Nancy de Oliveira Ferraz e Ulisses Gomes dos santos Mandela.
Para acessar a galeria de fotos, clique Aqui.
Fonte: Polícia Civil MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.