Pesquisar
Close this search box.

Polícia

Operação Apate mira esquema fraudulento de compra e venda de veículos

Published

on

Divulgação/PCMG

Em desdobramento a uma investigação que apura fraudes em compra e venda de veículos seminovos no Triângulo Mineiro, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desencadeou, nesta quinta-feira (2/5), a operação Apate, nas cidades de Ituiutaba e Uberlândia. Como resultado, 15 veículos automotores e uma moto aquática foram apreendidos, totalizando R$ 1,2 milhão recuperados.

Esquema fraudulento

Conforme apurado pela equipe da Delegacia Regional em Ituiutaba, responsável pelo inquérito policial, os investigados adquiriam os veículos das vítimas utilizando engodo, fraude e promessas falsas de que repassariam os valores quando estes fossem vendidos, o que nunca ocorreu.

Em seguida, os estelionatários repassavam os veículos às empresas de compra e venda de veículos em Uberlândia, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão – um sexto endereço também foi alvo da operação, em Ituiutaba. Levantamentos da Polícia Civil indicam que as empresas investigadas tinham como único objetivo colocar os veículos em suas lojas, realizando a venda a terceiros de boa-fé.

Leia Também:  Operação Lápide II: PCMG cumpre mandados em São Paulo

Prejuízo

A PCMG estima que, somente nos anos de 2023 e 2024, os suspeitos do estelionato tenham negociado mais de cem veículos com as empresas, causando prejuízo de R$ 7 milhões.

A ação policial teve ainda a finalidade de arrecadar elementos de informação e provas de crimes de estelionato, falsificações, apropriação indébita e lavagem de dinheiro. A investigação continua para identificar outros envolvidos no esquema criminoso e outras eventuais empresas que tenham realizado transação comercial com veículos obtidos ilegalmente.

A operação Apate – na mitologia grega, o espírito que personifica a fraude e o engano – contou com o empenho de 20 policiais civis.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Published

on

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  PCMG conclui inquérito de tentativa de homicídio em Divinópolis

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA