Polícia
Operação Ataúde mira tráfico de drogas no estado
Nessa terça-feira (23/1), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) de Governador Valadares, composta pelas polícias Federal, Civil, Militar e Penal de Minas Gerais, deflagrou a continuação da operação Ataúde, que resultou na prisão de quatro pessoas suspeitas de tráfico de drogas. Uma mulher, de 41 anos, e dois homens, de 31 e 43, foram detidos em Governador Valadares, Leste do estado, e uma mulher, de 42 anos, foi presa em São Joaquim de Bicas, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
As investigações tiveram início em 2020, com o intuito de desarticular duas associações criminosas destinadas ao tráfico ilícito de entorpecentes. Uma das organizações tem alcance nacional e suposto envolvimento de facção criminosa, além de realizar o transporte de drogas no interior de carros funerários e caixões, buscando ludibriar a fiscalização em eventual abordagem policial. Esse grupo seria o responsável por alimentar várias outras organizações criminosas, nos mais diversos estados da federação,
Até o momento, foram indiciadas 11 pessoas, já presas no decorrer das investigações. Três investigados continuam no sistema prisional e oito estavam respondendo em liberdade. Houve, então, representação pela prisão preventiva destes, sendo o pedido deferido pela Justiça. Ontem, quatro foram detidos, e os trabalhos continuam para a localização dos demais.
Operação
No dia 6 de setembro de 2023, foi realizada a primeira etapa da operação Ataúde, ocasião em que foram cumpridos, em Governador Valadares, Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Rio Manso e Pouso Alegre, sete mandados de prisão, 20 mandados de busca e apreensão e o bloqueio de 24 contas bancárias. Relembre: AQUI .
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.