Polícia
Operação Policial em Conceição da Aparecida Desmantela Associação Criminosa Envolvida com o Tráfico de Drogas
Operação policial desmantela quadrilha de tráfico e lavagem de dinheiro em Conceição da Aparecida
Uma rede de tráfico de entorpecentes com atuação estruturada na região sul de Minas Gerais foi desarticulada pela Polícia Militar e Ministério Público, culminando na apreensão de drogas, veículos de luxo e na denúncia de cinco suspeitos.

Na última semana, a Vara Única da Comarca de Carmo do Rio Claro emitiu uma sentença sobre o processo criminal nº 0019402-25.2019.8.13.0144, que investigava uma associação criminosa voltada para o tráfico de entorpecentes na cidade de Conceição da Aparecida, no sul de Minas Gerais. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) contra cinco acusados: F. B. O., J. R. R. R., A. S. A., C. M. B. e L. A. C., com a acusação de tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A investigação
Segundo as investigações, a operação teve início com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências ligadas aos denunciados, onde foram encontrados diversos tipos de entorpecentes, como LSD, maconha, haxixe, cocaína e crack. Em uma das ações, a Polícia Militar apreendeu 146 pontos de LSD, 105 pinos de cocaína e 33 porções de maconha. O grupo também mantinha materiais utilizados para o preparo e distribuição da droga, como balanças de precisão e pinos vazios prontos para serem preenchidos.
Além das substâncias ilícitas, as autoridades encontraram indícios de que os acusados utilizavam imóveis alugados e financiados com o lucro do tráfico para armazenar e comercializar as drogas. De acordo com a denúncia, F. B. O. era o líder do grupo, responsável pela aquisição dos entorpecentes e pela organização das operações de venda. Ele, inclusive, financiava a locação de imóveis usados para o tráfico e empregava o uso de um adolescente como vigia durante as atividades criminosas.
Lavagem de dinheiro e ostentação
A investigação também revelou um esquema de lavagem de dinheiro, no qual parte dos lucros do tráfico era usada para adquirir bens de alto valor, como uma motocicleta Yamaha XTZ 660 Teneré e um automóvel BMW. Esses veículos, registrados em nome de terceiros, foram adquiridos com a ajuda de L. A. C., quinta denunciada e companheira de F. B. O., que, mesmo sem possuir renda declarada, teria participado da compra dos veículos por meio de consórcios fraudulentos.
Os veículos, avaliados em aproximadamente R$ 77 mil, eram exibidos em redes sociais pelos envolvidos, demonstrando o estilo de vida que levavam graças aos lucros obtidos com a comercialização das drogas. As ações de dissimulação de patrimônio também fazem parte das acusações de lavagem de dinheiro incluídas no processo.
Prisões e julgamento
O grupo foi acusado de crimes relacionados ao tráfico de drogas e associação criminosa, conforme os artigos 33 e 35 da Lei de Drogas, e pela prática de lavagem de dinheiro, de acordo com a Lei 9.613/98. O processo não está sob segredo de justiça e os acusados estão sendo representados por advogados renomados da região.
A sentença foi proferida no dia 08 de novembro de 2024 e segue as investigações que começaram em 2017. As ações da Polícia Militar e do Ministério Público, baseadas em diversas apreensões e flagrantes, resultaram no desmantelamento de uma rede de tráfico que atuava de forma estruturada na cidade.
A expectativa agora é que as próximas fases do julgamento estabeleçam as penalidades aos réus e encerrem um dos maiores esquemas de tráfico de drogas descobertos na região nos últimos anos.


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
CIDADES5 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem