Polícia
Operação Ruína: PCMG prende suspeito de homicídio no Morro das Pedras
Nesta sexta-feira (1/9), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio da Polícia Militar, deflagrou a operação Ruínas, no Aglomerado Morro das Pedras, localizado na região Oeste de Belo Horizonte. A ação teve como resultado a prisão temporária de um suspeito, de 26 anos, investigado pelo homicídio de um homem, de 25, e pela tentativa de homicídio contra outro indivíduo, de 28.
Os crimes ocorreram no dia 14 de julho deste ano, na mesma localidade. As vítimas foram até uma boca de fumo comandada pelo suspeito para comprar drogas e o homem, portando uma pistola semiautomática, exigiu que a dupla mostrasse se estavam armados. Ao constatar que estavam desarmados, instantaneamente o suspeito atirou contra o homem de 25 anos, que caiu, e em seguida sofreu diversos disparos na cabeça. O suspeito atirou contra a segunda vítima, contudo, ela conseguiu fugir e sobreviveu.
O delegado Matheus Moraes Marques, titular da 5° Delegacia Especializada de Homicídios, pertencente ao Departamento Estadual de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), explica que a motivação dos crimes está ligada ao conflito entre gangues rivais envolvidas com o tráfico de drogas na região. “Após diversos levantamentos, ficou claro que a execução se deu em razão da guerra do tráfico, uma vez que as vítimas pertenciam a um grupo rival ao do investigado. Assim, com vários elementos de prova, foi possível representar pela prisão temporária do homem, bem como pela busca e apreensão em sua residência”, detalhou.
Durante a abordagem policial, o suspeito tentou escapar pulando telhados de casas vizinhas, mas logo foi contido. Ele estava cercado pelas forças policiais, que também realizavam o monitoramento aéreo do investigado. Na casa dele, foram apreendidas drogas, balanças de precisão, pinos de cocaína e um coldre para pistolas. O irmão do suspeito, que integra o mesmo grupo criminoso, também foi preso em flagrante por tráfico de drogas no curso das buscas.
A dupla foi encaminhada ao sistema prisional, e as investigações prosseguem para conclusão do inquérito policial. A operação contou com o empenho de 11 policiais civis e nove policiais militares.
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.