Polícia
PCMG celebra inauguração da Delegacia de Polícia Civil em Poté

Na tarde desta sexta-feira (18/8), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou oficialmente as novas instalações da Delegacia de Polícia Civil em Poté, no Vale do Mucuri. A unidade policial passou por reforma completa da estrutura física, a partir de uma parceria com a prefeitura municipal.
A obra contou, ainda, com a substituição total de todo o mobiliário e equipamentos de informática, viabilizadas por duas emendas parlamentares do deputado estadual Coronel Sandro.
Conforme destacou o delegado regional em Teófilo Otoni, Amaury Tomaz Tenório de Albuquerque, a Delegacia em Poté conta, agora, com uma estrutura totalmente adequada para a prestação de serviços de polícia judiciária. “A unidade dispõe de ambientes próprios para o cartório, inspetoria de investigadores e gabinete do delegado. Possui também recepção, sala para estagiários, copa e cozinha, banheiros e almoxarifado”, descreve o delegado.
Além disso, a delegacia passou a contar também com um novo e moderno Posto de Identificação, para atender às demandas para identificação civil no município. Na avaliação do chefe do 15º Departamento de Polícia Civil em Teófilo Otoni, delegado-geral Rômulo Quintino, a reforma da unidade propiciou um benefício mútuo. “Todas essas mudanças, para além da maior comodidade dos profissionais que aqui atuam, assim como para um melhor atendimento da população, servirá, de um lado, como estímulo a mais para os diligentes policiais civis desta unidade, que, por certo, apresentará um resultado ainda melhor; e de outro, refletirá uma melhor visibilidade da nossa instituição por parte da sociedade”, afirmou.
O delegado assistente da Chefia da PCMG, delegado-geral Aloísio Fagundes, na ocasião representando a chefe da Polícia Civil, delegada-geral Letícia Gamboge, acrescentou que a instituição agora possui as condições satisfatórias para fortalecer a segurança pública na região e agradeceu à prefeitura de Poté e ao parlamentar pelo imprescindível apoio. “Hoje, certamente temos em Poté mais recursos para combater a criminalidade e garantir a segurança de todos. Nossos policiais terão à disposição o que é necessário para enfrentar os desafios do combate às ações criminosas de maneira mais eficaz e abrangente. Tenho certeza que essa unidade policial será uma referência para a região, onde a inovação e a estratégia se encontram, permitindo que nossa força policial desenvolva abordagens inteligentes para solucionar crimes”, declarou.
Por fim, o delegado César Cândido Neves Júnior, que responde pela Delegacia de Polícia Civil em Poté, ressaltou o empenho da equipe responsável pela unidade policial. “A Delegacia em Poté tem atuado de maneira incisiva no combate à criminalidade, conseguindo reduzir tanto o passivo de procedimentos em trâmite na unidade, como a quantidade de ocorrências graves”, disse.
Participaram ainda da solenidade de inauguração o prefeito municipal de Poté, Gildésio Sampaio de Oliveira; a presidente da Câmara Municipal de Poté, Fabiane Vieira da Mota; o deputado estadual Coronel Sandro; a presidente da 28ª Subseção da OAB, Maria Beatriz Cunha Cicci Neves; e outras autoridades locais e membros da instituição.
A Delegacia de Polícia Civil em Ponté está situada à Rua Alymedin Lauar, 66, bairro Centro.
*Foto:Junior Coelho
Fonte: Polícia Civil de MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor