Polícia

PCMG entrega 131 novas viaturas e reforça frota em todo o estado

Publicados

em

Divulgação/PCMG

A frota da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) acaba de receber o incremento de 131 novas viaturas caracterizadas, ano 2022/2023, com compartimento para transporte de presos, destinadas a delegacias situadas nas diferentes regiões do estado. A solenidade de entrega dos veículos ocorreu na manhã desta quarta-feira (1/3), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Os investimentos para a aquisição das viaturas ultrapassam R$ 20,6 milhões e são provenientes de recursos federais – incluindo convênios da PCMG com o Senado e com o programa Promoção e Defesa de Direitos para Todos, para implantação e equipagem de Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher (Nuiams), além de indicação de emendas parlamentares da última legislatura – Emidinho Madeira, Lucas Gonzalez e Léo Motta -, viabilizadas pelo atual ministro de Minas e Energia, Alexandre da Silveira, e senador Rodrigo Pacheco.

O reforço no número de viaturas beneficia diretamente 73 municípios, de Norte a Sul de Minas, o que contribuirá para aprimorar os trabalhos de investigação e repressão ao crime na área alcançada pelas unidades policiais contempladas.

A chefe interina da PCMG, delegada-geral Irene Angélica Franco e Silva Leroy, ressaltou os impactos da renovação da frota nos trabalhos desempenhados pela instituição: “Amanhã, 131 equipes de policiais se sentirão mais valorizados, dirigindo uma viatura nova, mais segura; os seus chefes mais valorizados pelo prestígio de receberem as viaturas em suas áreas de atuação; e o bandido certamente se sentirá em alerta”.

Investimentos

Durante a solenidade, o vice-governador do Estado, Professor Mateus Simões, destacou o empenho do governo em ações que impactam diretamente na segurança do povo mineiro, motivo pelo qual vêm sendo realizados constantes investimentos nas forças de segurança pública.

“A nossa ambição é muito maior que a entrega de viaturas. A cada nova delegacia reformada que a gente entrega, a cada melhoramento no sistema, a cada concurso homologado, a cada passo que nós damos, temos a convicção de que estamos devolvendo à Polícia Civil a condição plena de realização do seu trabalho, que é essencial para garantir a segurança dos mineiros, afinal de contas, nós pretendemos manter a posição de estado mais seguro do Brasil”, disse Simões.

Leia Também:  Gabinete Militar do Governador e Defesa Civil reforçam aplicativo de segurança da Cemig

Ainda nesse sentido, o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, pontuou a preocupação do Estado com a valorização das instituições, sobretudo as de segurança pública. “As viaturas são muito importantes, mas nossa ambição em relação ao desenvolvimento da Polícia Civil tenho certeza que é do tamanho da ambição de cada servidor, que quer ver a Polícia Civil em um lugar cada vez maior, dando cada vez mais orgulho para os 21 milhões de mineiros e, porque não, para todo o Brasil”, observou.

Participaram ainda do evento o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; além de deputados estaduais, prefeitos e representantes das forças de segurança pública.

Distribuição

“Estamos recebendo 11 viaturas: duas para cada Delegacia Regional e uma para Lagoa Santa. O recebimento dessas viaturas irá implementar em muito a investigação criminal. Será um facilitador, um marco, para que nós possamos cada vez mais desenvolver a investigação, que é a nossa função precípua”, destacou o chefe do 3º Departamento de Polícia Civil (DEPPC) em Vespasiano, Hugo e Silva.

Também presente na solenidade, o chefe do 13º DEPPC em Barbacena, Alexsander Soares Diniz, falou sobre o impacto da renovação da frota da PCMG para as unidades do interior. “Essas novas viaturas são de suma importância. Elas levam para os policiais aquele sentimento de que a instituição está valorizando os servidores de todas as carreiras e a ela própria em seu processo de modernização. As viaturas de hoje representam mais uma etapa das entregas que vêm ocorrendo nos últimos quatro anos para a renovação da frota. Essa entrega nos traz alegria, confiança, credibilidade e a certeza de que estamos no rumo certo”, enalteceu.

Capital, RMBH, região Central e Zona da Mata

Para Belo Horizonte, são direcionadas 30 viaturas, atendendo a Corregedoria-Geral de Polícia Civil, os departamentos estaduais de Combate à Corrupção e a Fraudes (Deccof), de Combate ao Narcotráfico (Denarc), de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran), de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam) e de Operações Especiais (Deoesp), bem como o 1º Departamento de Polícia Civil (DEPPC) – delegacias de plantão, regionais.

Leia Também:  Muriaé: Trio é preso por tortura, sequestro e organização criminosa

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os novos veículos vão para Betim, Contagem, Ibirité, Juatuba, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Vespasiano – dois para cada – e Lagoa Santa (Nuiam). Para a região Central do estado, Ouro Preto (dois), Sete Lagoas (dois), Itabira (dois), Curvelo (um), João Monlevade (um) e Conselheiro Lafaiete (um). Na Zona da Mata mineira, são oito viaturas destinadas às cidades de Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé, Ubá, Viçosa, Ponte Nova – uma para cada – e Manhuaçu (duas).

Rio Doce, Sul de Minas, Norte do estado, Centro-Oeste e Jequitinhonha/Mucuri

No Vale do Rio Doce, cada um dos municípios de Caratinga, Ipatinga, Governador Valadares e Guanhães são contemplados com uma viatura. No Sul de Minas, estão destinados veículos para Andradas (Nuiam), Lavras, Três Corações, Varginha e Itajubá – um para cada -, além de São Lourenço, Alfenas, Guaxupé e Poços de Caldas – dois para cada -; São Sebastião do Paraíso, Pouso Alegre e Passos – três para cada.

Já no Centro-Oeste mineiro, foram beneficiados, com uma viatura cada, os municípios de Campo Belo, Piumhi, Bom Despacho, Divinópolis, Formiga, Nova Serrana e Pará de Minas. Para o Norte de Minas, Pirapora e Várzea da Palma recebem um veículo cada. Na região do Jequitinhonha/Mucuri estão atendidas as cidades de Capelinha, Diamantina, Itamarandiba, Minas Novas, Almenara e Pedra Azul (um para cada), bem como Teófilo Otoni (três) e Nanuque (dois).

Triângulo/Alto Paranaíba, Noroeste de Minas e Campos das Vertentes

Para a região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba estão direcionadas 12 viaturas: Araxá, Conceição das Alagoas – para o Nuiam -, Frutal, Iturama, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Patrocínio (uma para cada), além de Araguari e Ituiutaba (duas para cada). No Noroeste do estado, foram contemplados Buritis, Paracatu e João Pinheiro, cada município com um veículo, e Unaí (dois). Já no Campo das Vertentes, são beneficiadas Barbacena e São João del-Rey (uma viatura para cada cidade).

Fonte: Polícia Civil MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Publicados

em

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12  foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga.  A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.

Ontem 2/1  a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.

Leia Também:  PCMG prende suspeito de adulterar água mineral em São José do Goiabal

O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.

O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA