Polícia

PCMG entrega 131 novas viaturas e reforça frota em todo o estado

Publicados

em

Divulgação/PCMG

A frota da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) acaba de receber o incremento de 131 novas viaturas caracterizadas, ano 2022/2023, com compartimento para transporte de presos, destinadas a delegacias situadas nas diferentes regiões do estado. A solenidade de entrega dos veículos ocorreu na manhã desta quarta-feira (1/3), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Os investimentos para a aquisição das viaturas ultrapassam R$ 20,6 milhões e são provenientes de recursos federais – incluindo convênios da PCMG com o Senado e com o programa Promoção e Defesa de Direitos para Todos, para implantação e equipagem de Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher (Nuiams), além de indicação de emendas parlamentares da última legislatura – Emidinho Madeira, Lucas Gonzalez e Léo Motta -, viabilizadas pelo atual ministro de Minas e Energia, Alexandre da Silveira, e senador Rodrigo Pacheco.

O reforço no número de viaturas beneficia diretamente 73 municípios, de Norte a Sul de Minas, o que contribuirá para aprimorar os trabalhos de investigação e repressão ao crime na área alcançada pelas unidades policiais contempladas.

A chefe interina da PCMG, delegada-geral Irene Angélica Franco e Silva Leroy, ressaltou os impactos da renovação da frota nos trabalhos desempenhados pela instituição: “Amanhã, 131 equipes de policiais se sentirão mais valorizados, dirigindo uma viatura nova, mais segura; os seus chefes mais valorizados pelo prestígio de receberem as viaturas em suas áreas de atuação; e o bandido certamente se sentirá em alerta”.

Investimentos

Durante a solenidade, o vice-governador do Estado, Professor Mateus Simões, destacou o empenho do governo em ações que impactam diretamente na segurança do povo mineiro, motivo pelo qual vêm sendo realizados constantes investimentos nas forças de segurança pública.

“A nossa ambição é muito maior que a entrega de viaturas. A cada nova delegacia reformada que a gente entrega, a cada melhoramento no sistema, a cada concurso homologado, a cada passo que nós damos, temos a convicção de que estamos devolvendo à Polícia Civil a condição plena de realização do seu trabalho, que é essencial para garantir a segurança dos mineiros, afinal de contas, nós pretendemos manter a posição de estado mais seguro do Brasil”, disse Simões.

Leia Também:  Minas reforça compromisso com a sanidade animal em evento internacional

Ainda nesse sentido, o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, pontuou a preocupação do Estado com a valorização das instituições, sobretudo as de segurança pública. “As viaturas são muito importantes, mas nossa ambição em relação ao desenvolvimento da Polícia Civil tenho certeza que é do tamanho da ambição de cada servidor, que quer ver a Polícia Civil em um lugar cada vez maior, dando cada vez mais orgulho para os 21 milhões de mineiros e, porque não, para todo o Brasil”, observou.

Participaram ainda do evento o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; além de deputados estaduais, prefeitos e representantes das forças de segurança pública.

Distribuição

“Estamos recebendo 11 viaturas: duas para cada Delegacia Regional e uma para Lagoa Santa. O recebimento dessas viaturas irá implementar em muito a investigação criminal. Será um facilitador, um marco, para que nós possamos cada vez mais desenvolver a investigação, que é a nossa função precípua”, destacou o chefe do 3º Departamento de Polícia Civil (DEPPC) em Vespasiano, Hugo e Silva.

Também presente na solenidade, o chefe do 13º DEPPC em Barbacena, Alexsander Soares Diniz, falou sobre o impacto da renovação da frota da PCMG para as unidades do interior. “Essas novas viaturas são de suma importância. Elas levam para os policiais aquele sentimento de que a instituição está valorizando os servidores de todas as carreiras e a ela própria em seu processo de modernização. As viaturas de hoje representam mais uma etapa das entregas que vêm ocorrendo nos últimos quatro anos para a renovação da frota. Essa entrega nos traz alegria, confiança, credibilidade e a certeza de que estamos no rumo certo”, enalteceu.

Capital, RMBH, região Central e Zona da Mata

Para Belo Horizonte, são direcionadas 30 viaturas, atendendo a Corregedoria-Geral de Polícia Civil, os departamentos estaduais de Combate à Corrupção e a Fraudes (Deccof), de Combate ao Narcotráfico (Denarc), de Investigação de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran), de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam) e de Operações Especiais (Deoesp), bem como o 1º Departamento de Polícia Civil (DEPPC) – delegacias de plantão, regionais.

Leia Também:  PCMG deflagra segunda fase da operação Aurum em Belo Horizonte

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os novos veículos vão para Betim, Contagem, Ibirité, Juatuba, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Sabará, Santa Luzia, Vespasiano – dois para cada – e Lagoa Santa (Nuiam). Para a região Central do estado, Ouro Preto (dois), Sete Lagoas (dois), Itabira (dois), Curvelo (um), João Monlevade (um) e Conselheiro Lafaiete (um). Na Zona da Mata mineira, são oito viaturas destinadas às cidades de Juiz de Fora, Leopoldina, Muriaé, Ubá, Viçosa, Ponte Nova – uma para cada – e Manhuaçu (duas).

Rio Doce, Sul de Minas, Norte do estado, Centro-Oeste e Jequitinhonha/Mucuri

No Vale do Rio Doce, cada um dos municípios de Caratinga, Ipatinga, Governador Valadares e Guanhães são contemplados com uma viatura. No Sul de Minas, estão destinados veículos para Andradas (Nuiam), Lavras, Três Corações, Varginha e Itajubá – um para cada -, além de São Lourenço, Alfenas, Guaxupé e Poços de Caldas – dois para cada -; São Sebastião do Paraíso, Pouso Alegre e Passos – três para cada.

Já no Centro-Oeste mineiro, foram beneficiados, com uma viatura cada, os municípios de Campo Belo, Piumhi, Bom Despacho, Divinópolis, Formiga, Nova Serrana e Pará de Minas. Para o Norte de Minas, Pirapora e Várzea da Palma recebem um veículo cada. Na região do Jequitinhonha/Mucuri estão atendidas as cidades de Capelinha, Diamantina, Itamarandiba, Minas Novas, Almenara e Pedra Azul (um para cada), bem como Teófilo Otoni (três) e Nanuque (dois).

Triângulo/Alto Paranaíba, Noroeste de Minas e Campos das Vertentes

Para a região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba estão direcionadas 12 viaturas: Araxá, Conceição das Alagoas – para o Nuiam -, Frutal, Iturama, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Patrocínio (uma para cada), além de Araguari e Ituiutaba (duas para cada). No Noroeste do estado, foram contemplados Buritis, Paracatu e João Pinheiro, cada município com um veículo, e Unaí (dois). Já no Campo das Vertentes, são beneficiadas Barbacena e São João del-Rey (uma viatura para cada cidade).

Fonte: Polícia Civil MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Publicados

em

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12  foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga.  A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.

Ontem 2/1  a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.

Leia Também:  Operação no Noroeste do estado mira crimes cometidos na área rural

O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.

O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA