Polícia
PCMG identifica desmanche clandestino e prende cinco pessoas
Em operações policiais realizadas ao longo dessa semana com o objetivo de combater furtos e roubos de automóveis, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) localizou, na capital e região metropolitana, uma motocicleta, seis automóveis, três caminhões, além de dois motores e diversas peças de veículos tipo van já desmontadas. Todos os bens são produtos de roubos ou furtos, os quais serão devidamente restituídos aos seus proprietários. Como resultado das ações, desencadeadas por meio do Departamento Estadual de Investigação de Crimes de Trânsito (Deictran), cinco pessoas foram presas.
Caminhões
Na primeira operação, focada em um grupo criminoso especializado em roubar e furtar caminhões, a equipe da 5ª Delegacia Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores (DEPIFRVA) localizou, em Ribeirão das Neves, dois caminhões avaliados em R$ 600 mil, ambos subtraídos na capital. Na ocasião, foram efetuadas as prisões em flagrante de dois indivíduos, de 27 e 34 anos, por receptação e adulteração de sinal identificador, integrantes do grupo criminoso investigado. Os presos já tinham antecedentes criminais e foram encaminhados ao sistema prisional.
Em ação distinta, a mesma equipe policial identificou um local utilizado como desmanche de caminhões no bairro Balneário Água Limpa, em Nova Lima, onde foi localizado um veículo da categoria parcialmente desmanchado, que havia sido roubado em dezembro do ano passado, em Belo Horizonte.
Vans
Em outra ação, desta vez deflagrada pela equipe da 1ª DEPIFRVA, em investigação referente a furto, roubo e desmanche de veículos do tipo vans, foi identificado um desmanche no bairro Álvaro Camargos, capital, e recuperadas diversas peças já retiradas de veículos furtados.
Durante os trabalhos policiais, o responsável pelo local, de 38 anos, foi preso e autuado por receptação qualificada, sendo encaminhado ao sistema prisional. Em continuidade aos levantamentos, motores extraídos de vans foram localizados em oficinas localizadas em Contagem (bairro Água Branca) e em Belo Horizonte (bairro Dom Bosco). Os proprietários dos estabelecimentos foram conduzidos para prestarem suas declarações acerca dos fatos.
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.