Polícia

PCMG inaugura Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher em Andradas

Publicados

em

Divulgação/PCMG

Em evento realizado na manhã desta sexta-feira (1/9), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (Nuiam) em Andradas, no Sul do estado. A unidade irá funcionar na Delegacia de Polícia Civil da cidade, localizada na rua Érico Buzato, 234.

O objetivo do Núcleo é promover, humanizar e integrar o atendimento às mulheres em situação de violência, em um meio ambiente seguro, acolhedor, organizado e estruturado. A estimativa é de que a unidade atenda uma média de 300 mulheres por ano.

Para a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, a instituição tem investido cada vez mais em mecanismos de combate à violência contra a mulher em todo o estado. “Com o encerramento do Agosto Lilás, estamos hoje na cidade de Andradas para a inauguração do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher, em um compromisso claro da Polícia Civil de Minas Gerais no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher”.

A chefe adjunta da PCMG, delegada-geral Rita Januzzi, ainda complementou: “Essa é mais uma entrega da Polícia Civil para a comunidade local, acolhendo as mulheres vítimas de violência”.

Leia Também:  PCMG conclui que mulher agiu em legítima defesa contra ex-companheiro

Por fim, a titular da Delegacia de Polícia em Andradas, delegada Michele Cristine da Rocha Mendes, ressaltou a excelência do trabalho desenvolvido pela PCMG no município e afirmou que o Núcleo irá contribuir ainda mais para aprimorar esse serviço.

“Estou em Andradas desde 2009 e, durante todo esse período, nós prestamos um atendimento diferenciado para a mulher dentro das nossas possibilidades. O Núcleo, no entanto, nos possibilitou o recebimento de uma viatura nova, computadores, impressoras e outros equipamentos, o que nos proporcionou criar uma sala de acolhimento que, embora possa parecer pequena, faz uma diferença gigantesca no dia a dia, quando atendemos às mulheres vítimas de violência”, enalteceu Michele.

Avanços

A PCMG tem empenhado esforços para frear a espiral da violência contra as mulheres no estado, implementando ações de prevenção e enfrentamento. Uma das medidas prioritárias seria a adequação da infraestrutura e a composição de corpo técnico capacitado para receber e encaminhar as demandas das mulheres vítimas de violência, de maneira humanizada e célere. Sendo assim, foi estabelecida parceria com o Governo Federal na implementação dos Núcleos Integrados de Atendimento à Mulher no estado. Em Minas, Andradas é a terceira cidade a implementar o projeto, já em funcionamento nos municípios de Conceição das Alagoas e Lagoa Santa.

Leia Também:  Belo Horizonte: PCMG prende mulher por fraude eletrônica

Presenças

Além da chefe da PCMG, da chefe adjunta da instituição e da titular da Delegacia em Andradas, participaram do evento o chefe do 18º Departamento, delegado-geral Edson Rogério de Morais; a prefeita de Andradas, Margot Navarro Graziani Pioli; a delegada regional em Poços de Caldas, Maria Cecília Gomes Flora; e o deputado estadual Rodrigo Lopes.

Fonte: Polícia Civil de MG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Polícia

Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Publicados

em

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12  foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.

Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga.  A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.

Ontem 2/1  a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.

Leia Também:  PCMG participa de ação social em creche de Governador Valadares

O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.

O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA