Polícia
PCMG mira grupo suspeito de aplicar golpe da falsa carta de crédito
Como desdobramentos de investigações que apuram a prática de estelionato da falsa carta de crédito contemplada de consórcio de veículos, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta quinta-feira (10/8), a operação Golpe Certo, para cumprimento de seis mandados de busca e apreensão na capital. Durante os trabalhos, foram arrecadados documentos, celular e notebook.
As apurações começaram com a prisão em flagrante de um dos investigados, de 44 anos, em abril de 2022. A partir disso, a equipe da 2ª Delegacia de Polícia Civil Centro identificou outros cinco suspeitos de envolvimento no esquema, que consiste em criar uma empresa de oferta de cartas de crédito de consórcio já contempladas, com proposta atrativa para o consumidor: parcelas de baixo valor com juros reduzidos e investimento inicial geralmente razoável para a aquisição imediata do bem. Porém, após o pagamento da entrada, as vítimas não recebem a carta e descobrem que o documento é falso ou inexistente.
No curso das investigações, por meio da análise da movimentação financeira de contas bancárias, verificou-se a participação dos suspeitos na prática criminosa – até o momento, foram identificadas três vítimas da organização. Assim, a PCMG requereu ao Poder Judiciário a expedição dos mandados de busca e apreensão nos endereços dos investigados. Os materiais recolhidos serão periciados, bem como realizados os demais procedimentos para o prosseguimento das investigações.
A operação desencadeada pela 2ª Delegacia Centro contou com o apoio de equipes do 1º Departamento de Polícia Civil, totalizando a participação de 21 policiais civis.
Fonte: Polícia Civil de MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.